A Prática Docente Reflexiva


FACULDADE ANHANGUERA
Curso: Metodologia e Gestão em Educação a Distância
Trabalho de conclusão de curso
Aluno: Janete Reis Peixoto Borges                           RA: 2229541598
Unidade/Polo: Taguatinga/Brasília-DF
Tutora: Felipe Pacheco








A PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA NAS OBRAS DE LOBATO












Brasília-DF
2012
A PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA NAS OBRAS DE LOBATO

Janete Reis Peixoto Borges
Pós-graduação em Metodologias e Gestão para EAD
Polo de Taguatinga, DF
RESUMO

Este artigo visa apresentar a oferta de um curso de extensão universitária e prevê a capacitação dos acadêmicos oriundos do curso de Pedagogia e professores que atuam tanto nas séries iniciais do Ensino Fundamental, quanto os que trabalham com o componente curricular de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, os educadores capacitados desenvolverão estratégias e projetos direcionados à prática docente reflexiva, contextualizada e significativa para o educando. Trata-se de uma proposta de curso na modalidade EAD em parceria com a Universidade Anhanguera – UNIDERP, pólo presencial, Sobradinho-DF. O objetivo é preparar os referidos profissionais para a realização de atividades docentes críticas e reflexivas utilizando obras do escritor Monteiro Lobato. Ao final do curso, cada educador deverá apresentar um projeto de trabalho exequível a ser executado numa instituição específica. Esses profissionais terão a mediação de tutores qualificados e especialistas para orientar a execução das tarefas durante o curso, propiciando o desenvolvimento coerente, eficiente e eficaz das atividades propostas e a garantia de atingir os objetivos propostos. O objetivo maior, do qual trata este artigo e fundamenta a proposta de curso, é apresentar e viabilizar a aplicabilidade do pensamento pedagógico presente nas obras de Monteiro Lobato, bem como a contextualização da aprendizagem presente nas referidas obras e estabelecer uma analogia com abordagens contemporâneas voltadas para a realidade dos alunos e tendo como suporte os temas transversais da educação exemplificando as mensagens das obras deste autor tão representativo na literatura brasileira e com uma temática tão próxima da realidade dos educandos.

Palavras-chave: Educação. Curso EAD. Aprendizagem significativa com as obras de Monteiro Lobato.

ABSTRACT
This article aims to present the offer of a university extension course and provides for the training of academics from the Faculty of Education and teachers who work both in the early grades of elementary school, and those who work with the curricular component of Portuguese language from the 6th to the 9th year of elementary school. In this matter, trained educators will develop strategies and projects aimed at teaching practice reflective, contextualized and meaningful to the learner. This is a proposal for a course in EAD mode in partnership with the Anhanguera University - UNIDERP, in Campus at Sobradinho-DF. The goal is to prepare these professionals to conduct teaching activities with reflexive and criticism of MonteiroLobato works. At the end of the course, each educator must submit a work project possible to be present in a specific institution. These professionals will have the mediation of qualified tutors and experts to guide the implementation of the tasks during the course, providing the coherent, efficient and effective of the proposed activities and the assurance of achieving the objectives. The ultimate goal, of which this article is based and the proposed course is to present and facilitate the applicability of this pedagogical thought in the works of MonteiroLobato and also the learning contextualization presented in these works and establish an analogy with contemporary approaches aimed to the reality of the students and having as a support transversal themes of education exemplifying the messages of this author works so representative in the Brazilian literature and a theme so close to  the reality of learners.
Keywords: Education. Course EAD. Meaningful learning with the works of MonteiroLobato.

ORIENTAÇÕES GERAIS/ APRESENTAÇÃO



INTRODUÇÃO
           
            Trata-se de uma proposta metodológica para um Curso de Pós-Graduação em EAD e que visa à formação de docentes para trabalhar as Ciências Humanas em Sala de Aula de forma a promover a aprendizagem da criança a partir do conhecimento informal, da cultura que a criança adquire fora do ambiente escolar, visto que ela atua como sujeito de uma sociedade.
O referido curso tem por objetivo o conhecimento dos aspectos globais e locais que contribuem com a formação de um projeto educacional de Geografia e História que leve em consideração o ambiente terrestre.
Relacionaremos as teorias e concepções interacionistas. Com as ideias que as crianças têm sobre o Brasil e foram formadas a partir de suas experiências e das informações que formam as teorias que tratam do desenvolvimento humano com as ideias que as crianças têm sobre o Brasil e que foram formados a partir de suas experiências e das informações que foram adquirindo pela vivência e pelo convívio com seus familiares e amigos.Hoje, o foco da tecnologia da Informação mudou, tanto que o termo TI passou a ser utilizado como tecnologia - Tecnologia da Informação e Comunicação.
E, dentro desse universo, novas ideias como colaboração e gestão é que se promoverá a colaboração entre as pessoas.Essa atitude faz parte de uma cultura que deverá ser disseminada e os conhecimentos poderão ser edificados, porém, mais uma vez é importante enfatizar que nenhuma infraestrutura e para toda nova organização, torna-se necessário uma grande mudança de paradigmas.
            Em uma sociedade tecnológica, o educador assume um papel fundamental como mediador das aprendizagens, sobretudo como modelo que é para os mais novos, adotando determinados comportamentos e atitudes em face das tecnologias.Por outro lado,perante os produtos tecnológicos, o educador deverá assumir-se com conhecimento e critério, analisando cuidadosamente os materiais que coloca à disposição das crianças. Porém o Brasil precisa melhoras as competências do professor em utilizar as tecnologias de comunicação e informação na educação.A forma como o sistema educacional incorpora as tecnologias afeta diretamente a diminuição da exclusão digital existente no país.
O projeto tem o objetivo de fortalecer diretrizes sobre como melhorar as capacidades dos professores nas práticas de ensino por meio da plataforma virtual Moodle.Autoridades, especialistas e tomadores de decisão analisam a viabilidade da implementação das diretrizes deste projeto adaptadas à realidade brasileira.

REFLETINDO SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA




DESENVOLVIMENTO

OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA

            Considerando que planejamento é, antes de tudo, a previsão metodológica de uma ação a ser desencadeada num futuro, em forma de Projeto Pedagógico, o artigo ora apresentado trata da racionalização de meios que se utiliza para atingir os fins desejados.
            Os desafios da prática docente reflexiva é o passar de uma situação já “existente” para a situação “desejada” (utopia?).
            Ao se elaborar o projeto pedagógico de curso considerou-se o uso das obras de Monteiro Lobato no trabalho com os temas transversais na educação pelos professores e o fato de que não deve existir uso da improvisação em educação. Considerando que modernismos didáticos e posicionamento crítico não devem ser elementos postuladores de uma ação educativa descompromissada com a realidade (contextualização), atividades sem planejamento prévio, aleatoriamente. Exemplificando; A cidade de Brasília nasceu de um planejamento denominado “Plano Piloto”.
            Todo educador deve ter em mente que planejamento em educação é de fundamental importância, pois, além da previsão de resultados desejáveis pelo professor-educador, norteia os instrumentos e meios necessários para alcança-los, adequando toda a realidade do processo de ensino-aprendizagem.
            Transformamos na prática o planejamento que é a organização abstrata de característica mental em plano que é um instrumento de trabalho onde escrevemos as etapas e os passos a serem executados na parte concreta, considerada como a operacionalização do planejamento.
            Nossa proposta de trabalho, enquanto educadores, professores mediadores da aprendizagem é a de assumirmos a postura de professores progressistas, cujas características citamos a seguir.

QUALIDADES DO PROFESSOR PROGRESSISTA

            Essa característica exige do professor coragem, confiança em si mesmo, respeito a si e aos outros, o que não significa acomodação ou covardia.
            O professor que tem humildade entende que ninguém sabe tudo assim como ninguém ignora tudo. Não há como conciliar a “adesão ao sonho democrático, a superação de preconceitos com a postura humilde, arrogante, na qual nos sentimos cheios de nós mesmos” (FREIRE, 2003, p. 56).
            Freire (2003) afirma que o bom senso é um dos auxiliares fundamentais, porque adverte quando o professor está perto a ultrapassar a partir dos quais se perde.
            A arrogância e a empáfia não têm a ver com a mansidão do humilde. Para o autor, “uma das expressões da humildade é a segurança insegura, a certeza incerta e a não certeza demasiada certa de si mesmo” (FREIRE, 2003, p. 56).
            Amorosidade: Para Freire (2003), a prática docente sem amorosidade, tanto pelos alunos como pelo processo de ensinar, perde o seu significado.
            Coragem: para o autor, a coragem de lutar está ao lado da coragem de amar. O professor não tem que esconder seus temores, mas não pode deixar que eles o imobilizem. A coragem emerge no exercício de controle do medo.
            Tolerância: Segundo Freire (2003, p. 56), “a tolerância é a virtude que nos ensina a conviver com o diferente”. Sem ela, é impossível uma prática pedagógica séria e uma experiência democrática autêntica torna-se inviável. A tolerância possibilita aprender com o diferente e requer respeito, disciplina e ética.
            Para Freire (2003), decisão, segurança, tensão entre paciência e impaciência e a alegria de viver são qualidades que estão agrupadas e articuladas entre si. A capacidade de decidir do professor é imprescindível para seu trabalho educativo. Se ele não for capaz de fazer decisões, os alunos podem entender essa deficiência como fraqueza moral ou incompetência profissional. No entanto, ele não pode ser arbitrário em suas decisões.
            Segurança, como qualidade do professor progressista, exige competência científica, clareza política e integridade ética. Para o autor, o professor não terá segurança de seu trabalho pedagógico se não souber fundamentá-lo cientificamente ou se não entender por que e para que o faz.
            A tensão entre a paciência e a impaciência constitui-se, segundo Freire (2003), como uma das qualidades fundamentais do professor. A paciência não pode ser separada da impaciência.
            A primeira, sozinha, faz o professor acomodar-se, renunciar ao sonho democrático, imobilizar-se, faz com que ele tenha um discurso enfraquecido e conformado. A impaciência isolada, por sua vez, ameaça o êxito da prática docente com a arrogância do professor. Para Freire (2003, p. 62), “a virtude está, pois, em nenhuma delas sem a outra, mas em viver a permanente tensão entre elas”.A parcimônia verbal vincula-se à tensão entre a paciência e a impaciência. Quem assume tal tensão só perde o controle sobre sua fala em situações excepcionais, raramente excede os limites de seu discurso, que é enérgico, mas equilibrado.
            Freire (2003) afirma que educando com humildade, amorosidade, coragem, tolerância, competência, capacidade de decidir, segurança, eticidade, justiça, tensão entre paciência e impaciência, parcimônia verbal, mesmo com falhas e incoerências, mas com disposição para superá-las, o professor cria uma escola feliz e alegre.
            Hoje, espera-se do professor o preparo teórico-prático capaz de superar a fragmentação entre os domínios do conhecimento, para que ele alcance uma visão interdisciplinar.
Para tanto, são necessárias, segundo Libâneo (1998, p. 30-31), exigências como: conhecer estratégias do ensinar a pensar, ensinar a aprender a aprender; pode-se aprender a aprender de muitas maneiras, inclusive mediante o ensino.
Estratégias de aprendizagem são “a estruturação de funções e recursos cognitivos, afetivos ou psicomotores que o indivíduo leva a cabo nos processos de cumprimento de objetivos de aprendizagem” (LIBÂNEO, 1998, p. 30-31).
            Ensinar a pensar exige dos professores o conhecimento de estratégias de ensino e o desenvolvimento de suas próprias competências do pensar. Segundo Leite (2006),

[...] se o professor não dispõe de habilidade de pensamento, se não sabe ‘aprender a aprender’, se é incapaz de organizar e regular suas próprias atividades de aprendizagem, será impossível ajudar os alunos a potencializarem suas capacidades cognitivas.
           
           
            Ensinar a pensar criticamente: o professor deve ser capaz de problematizar situações, de pensar criticamente, de aplicar conceitos como forma de apropriação dos objetos de conhecimento a partir de um enfoque totalizante da realidade.
            Desenvolver a capacidade comunicativa: o professor deve atentar-se a outros meios de comunicação – formas mais eficientes de expor e explicar conceitos e de organizar a informação, demonstrar objetos ou processos – e dominar a linguagem informal, a postura corporal, o controle da voz, o conhecimento e o uso dos meios de comunicação na sala de aula.
            Reconhecer o impacto das novas tecnologias na sala de aula: a escola deve, segundo Leite (2006), “[...] aproveitar a riqueza de recursos externos para orientar as discussões, preencher as lacunas do que não foi aprendido e ensinar os alunos a estabelecer distâncias críticas com o que é vinculado pelos meios de comunicação”.Além de fazer parte do conjunto das mediações culturais que caracterizam o ensino, os meios de comunicação podem ser usados como recursos didáticos.
            Atualização científica, técnica e cultural – formação continuada: o exercício do trabalho docente requer um esforço contínuo de atualização científica na área de conhecimento dominada pelo professor e em outras áreas relacionadas, bem como a incorporação das inovações tecnológicas.
            Para Leite (2006), [...] o professor precisa juntar a cultura geral, a especialização disciplinar e a busca de conhecimentos conexos com sua matéria, porque formar um cidadão hoje é, também, ajudá-lo a se capacitar para lidar praticamente com noções e problemas surgidos nas mais variadas situações, tanto do trabalho quanto sociais, culturais, éticas. [...] Essa atitude implica em saber discutir soluções para problemas a partir de diferentes enfoques (interdisciplinaridade), contextualizar o objeto de estudo em sua dimensão ética e sociocultural, ter capacidade de trabalhar em equipe.
            Integrar a dimensão afetiva no exercício docente: a aprendizagem de conceitos, habilidades e valores está envolvida com sentimentos ligados às relações familiares escolares e aos outros ambientes em que os alunos vivem. Para proporcionar uma aprendizagem significativa, o professor deve conhecer e compreender os interesses, necessidades e motivações característicos de cada um; deve ter capacidade de comunicação com o mundo do outro, sensibilidade para situar a relação docente no contexto físico, social e cultural do aluno.
            Desenvolver comportamento ético, segundo Libâneo (1998), é saber orientar os alunos em valores e atitudes em relação à vida, ao ambiente, às relações humanas, a si próprios.
            O professor não é apenas aquele que transmite o conhecimento, mas, sobretudo, aquele que subsidia o aluno no processo de construção do saber. Para tanto, é imprescindível que ele domine não apenas o conteúdo de seu campo específico, mas também a metodologia e didática eficientes na missão de organizar o acesso dos alunos ao saber. E não apenas o saber específico de determinadas matérias, mas o saber para a vida; o saber ser gente com ética, dignidade, valorizando a vida, o meio ambiente, a cultura.
            Mais que transmitir conteúdos das disciplinas programadas para o desenvolvimento intelectual da humanidade, é necessário ensinar os alunos a serem cidadãos, mostrar a eles seus deveres e direitos.
            O professor deve trabalhar valores para formar pessoas que saibam a importância de respeitar, ouvir, ajudar e amar o próximo. Freire (1996, p. 106) diz: “me movo como educador, porque primeiro me movo como gente”.
            O educador brasileiro Paulo Freire (1996) diz que as qualidades do professor progressista vão sendo construídas na prática pedagógica coerentemente comasua opção política de natureza crítica.
            O objetivo do projeto, que deu origem a esse artigo, foi apresentar na prática o pensamento pedagógico presente nas obras de Lobato, a contextualização da aprendizagem presente em suas obras e abordagens que contemporaneamente se pode fazer e, exemplificando, apresentamos como trabalhar os temas transversais nas obras do referido autor.

O PAPEL DO EDUCADOR/TUTOR



POR QUE E COMO INTERAGIR?



PROJETO DO CURSO

“A PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA NAS OBRAS DE LOBATO”


1      OBJETIVO GERAL

Promover a formação de educadores para atuarem coletivamente na instituição de ensino com a proposta de uma prática docente reflexiva.



1.1OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·     Oferecer fundamentos teórico-metodológicos que capacitem os educadores para executarem uma prática docente reflexiva sob o enfoque da contextualização das obras de Lobato no cotidiano escolar.
·     Orientar os educadores para ofertarem textos aos alunos e desenvolverem ações que sejam significativas para os educandos e despertem o gosto pela leitura e a automotivação para ler.
·     Aprofundar conhecimentos, visando a formação continuada e o desenvolvimento de eixos metodológicos e teóricos para a construção de um projeto de aprendizagem reflexiva para a escola em que atuam.
·     Subsidiar a elaboração e o desenvolvimento do projeto e ofertar aos cursistas os textos adequados à faixa etária de atuação do docente.


2      PÚBLICO-ALVO E CERTIFICAÇÃO

A proposta de curso é destinada aos educadores atuantes no Ensino Fundamental em escolas públicas ou particulares do Distrito Federal ou outros diferentes estados do Brasil. É valorizada a participação da equipe gestora e equipe pedagógica na realização do curso e nas ações relacionadas ao desenvolvimento da proposta no contexto escolar.
A carga horária é de 180 horas para os educadores cursistas, incluindo-se o projeto final e sua defesa. Será desenvolvido em três meses e as atividades serão ofertadas uma vez por semana, para que sejam executadas na semana seguinte. Propõe-se a aplicabilidade no ano 2013.
Os cursistas que realizarem as atividades propostas em todos os módulos, e entregarem o projeto final do curso e, posteriormente, o defenderem junto a uma banca de especialistas na área, obtendo uma nota superior a 60, receberão o Certificado de Conclusão do Curso emitido pela Universidade Anhanguera, Sobradinho, DF.
3  CONTEÚDO

            O conteúdo do curso será desenvolvido por meio de módulos apresentados a partir das seguintes temáticas:
- Módulo 1: O educando como sujeito em desenvolvimento: teóricos da educação e a prática reflexiva. A função social da escola. Teóricos da Educação: Vygotsky, Paulo Freire, Jean Piaget.
- Módulo 2: Conceitos e abordagens das obras de Monteiro Lobato – Um notável escritos brasileiro.
* Histórias de tia Anastácia; Emília no país da gramática; O colocador de pronomes e a nova ortografia; Geografia de Dona Benta; A menina do nariz arrebitado; Fábulas do Marquês de Rabicó; As caçadas de Pedrinho; O poço do Visconde; O presidente negro; Negrinha (livro de contos); O choque das roças; Zé Brasil (1994); O Urupê; O escândalo do petróleo.
- Módulo 3: Apresentação da proposta e execução do projeto.
* Leitura dos textos; Assistir aos vídeos no DVD; Encontro presencial com atividades; Participação nos desafios e propostas da plataforma virtual Moodle; Projeto final e a forma como o cursista será avaliado.
- Módulo 4: Atividades sugeridas e oportunidade para que criativamente o cursista crie outras propostas exequíveis.
* Execução do portfólio e participação no fórum de conteúdo.
- Módulo 5: Criação do projeto final.
* Apresentação aos especialistas para análise de sua viabilidade prática e, posteriormente, conferir o Certificado de Conclusão do curso de 180 horas.


4  METODOLOGIA DO CURSO

            O curso de pós-graduação “A prática docente reflexiva nas obras de Lobato” será realizado na modalidade de Educação a Distância, por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle. Este ambiente é composto por conteúdos e recursos didáticos que possibilitam a aprendizagem de conceitos e metodologias de contextualização da aprendizagem, tornando-a reflexiva.
As atividades possibilitarão produções individuais e colaborativas entre os educadores no ambiente virtual e no contexto da instituição em que atuam.
            Os módulos tratam de conceitos e abordagens relacionadas à prtática docente reflexiva e seus desafios. A abordagem dos conteúdos acontecerá por meio de textos e vídeos que motivarão a problematização da temática e a contextualização com o cotidiano dos alunos, questões para debate, estudos e interpretação dos textos, discussões coletivas (chats) e participação nos fóruns. Assim, a sequência que orienta cada unidade é a seguinte:
1)     Leitura do texto e apreciação do vídeo com reflexões de Paulo Freire, Vygotsky, Piaget e outros.
2)     Realização dos exercícios objetivos, tarefas pertinentes ao conteúdo estudado.
3)     Participação na sala de bate papo e fórum de conteúdo, realizado na sala de diálogo – espaço de reflexão.
4)     Realização da atividade colaborativa com a equipe de trabalho (máximo de 5 pessoas).
5)     Após a realização completa de todas as atividades dos módulos, o grupo de cursistas será orientado na construção do projeto final que poderá ser realizado pela equipe. As atividades serão orientadas pelo tutor presencial, conforme a demanda de cada grupo e o contexto da instituição em que atuam.


5  RECURSOS DIDÁTICOS

            O curso inclui material impresso, mídia em DVD e ambiente virtual de aprendizagem. O “kit do material didático” individual será constituído de livro-texto e DVD, e também disponibilizados na plataforma virtual do curso.
            O livro-texto reúne orientações sobre o curso e os conteúdos referentes aos módulos, sendo cada unidade com a seguinte composição: objetivos, sequência didática, destaques do tema, resumo do vídeo e do texto, questões para reflexão e perguntas que irão nortear o debate nos chats e nos fóruns. O DVD com os vídeos servirá para introduzir cada unidade temática e também dará suporte para os debates nos fóruns de conteúdo. O ambiente virtual de aprendizagem possui dois ambientes de interatividade (AVA): o espaço de reflexão e a sala de diálogo.
            Nos referidos espaços, os cursistas trocarão ideias e seu objetivo é facilitar a aprendizagem e possibilitar a construção de conhecimentos por meio das interações entre os educadores e destes com os temas apresentados para reflexão, análise crítica e releitura.
            Para orientar a realização das atividades individuais e coletivas, teremos o estudo do conteúdo (fundamentação teórica), a apreciação dos vídeos, a realização dos exercícios e a discussão nos fóruns. Serão espaços de encontro virtual e seu propósito será o de oferecer a possibilidade de interação e registro de experiências, visando a formação continuada dos educadores, com vistas à construção colaborativa de aprendizagem e a execução do projeto.
            A Biblioteca Virtual disponibilizará textos, links e materiais que permitirão o aprofundamento dos conteúdos sob a mediação da equipe pedagógica do curso.


6  ESTRUTURA E PROGRAMAÇÃO DO CURSO

            O curso será de cinco módulos, com subdivisão em unidades temáticas, e a carga horária de 180 horas. Os módulos de 1 a 5 totalizarão uma carga horária de 120 horas. Ao final do Módulo 5 está prevista a confecção final do projeto e a sua postagem no ambiente virtual para análise por parte do tutor a distância e, caso seja aprovado, será marcada a data para a equipe apresentar presencialmente o projeto à equipe de especialistas e pedagogos. A execução e a apresentação do projeto final totalizará 60 pontos.

QUADRO SÍNTESE – ESTRUTURA DO CURSO


O curso apresentará aos docentes cursistas (educadores) sugestão de temática a ser inserida nas aulas e exemplificará com slides uma temática, para que possam utilizar o material de forma criativa, adaptando ao seu contexto.

SUGESTÃO DE TEMA E APRESENTAÇÃO DE SLIDE



7  SISTEMA DE APOIO À APRENDIZAGEM

            Os educadores contarão com a atuação de uma equipe de profissionais em diferentes funções: gestores do polo, coordenadores acadêmicos e pedagógicos, supervisor de curso, consultores técnicos em apoio direto e indireto aos tutores presenciais, construção de um sistema de apoio à aprendizagem e esclarecimento de dúvidas on-line.
            O propósito do referido sistema será o de contribuir com o acompanhamento do cursista e garantir a qualidade do curso. Cada equipe de tutoria poderá acompanhar até 60 cursistas.

7.1TUTORIA VIRTUAL

            O tutor à distância será o profissional de referência e se relacionará semanalmente com o cursista, dando-lhe suporte na realização das atividades e esclarecendo possíveis dúvidas. Ele irá mediar as discussões e utilizará a plataforma para correção das atividades avaliativas, notas e resultados.


8  AVALIAÇÃO

Levaremos em consideração o processo de aprendizagem, o processo de ensino e a autoavaliação. Faremos uso do portfólio que será construído a partir das observações e intervenções do mediador; uma revisão (na sala de chat) ao final do curso para termos uma realimentação de nossa prática e uma dinâmica a partir de um diálogo coletivo de nossa atuação, enquanto integrante do processo de ensino-aprendizagem e a elaboração do projeto final do curso. Outro ponto considerável é conhecer as competências do mediador do processo.
A observação, no que se refere à formação dos sujeitos é fundamental em sua prática, enquanto observador a criação de novos olhares devem surgir ao usar o tempo como momento de atuação, ou seja, o planejamento, por exemplo, deve ser executado respeitando não só a realidade de cada envolvido, mas a disposição dos mesmos em um espaço de construção do conhecimento. A intervenção pode significar na participação do grupo, autonomia na construção do conhecimento e o risco a partir de ações mal planejadas pode provocar ruídos, além de inviabilizar o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a observação de forma coerente e clara pode fomenta em intervenções substanciais.
Devemos considerar em sua prática, fatores pertinentes ao sucesso do processo de construção do conhecimento, dos quais destacamos os seguintes aspectos: a valorização da intuição-percepção; a interação como requisito fundamental à sua viabilização; o conhecimento das múltiplas capacidades, as quais devem ser potencializadas conforme a realidade de cada indivíduo dentre outros.

8.1COMO SE DARÁ A AVALIAÇÃO

            A avaliação será feita a partir da realização das atividades individuais e/ou coletivas, presenciais e no ambiente virtual, pois teremos três encontros, um por mês, e também das atividades colaborativas com os fóruns, chats, portfólio e projeto final.

- Avaliação individual: a) Exercícios objetivos por unidade; b) Fóruns de conteúdo e discussão de situações-problema por módulo; c) participação no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

- Avaliação da equipe: a) portfólio; b) projeto final.

Observação: As atividades do curso e o projeto serão avaliados pela equipe do Sistema de Apoio à Aprendizagem e Critérios de Avaliação estarão disponibilizados no AVA.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

         A prática docente reflexiva é realmente desafiadora e ainda mais na contemporaneidade, pois as informações são inúmeras e nem todas tendem a se transformar em conhecimento, informação.
Cabe ao professor, em sua práxis, analisar o contexto educativo em que está inserido, estruturar o processo de construção do conhecimento de forma a contextualizar a aprendizagem com situações do cotidiano, tornando assim a aprendizagem significativa para os alunos e propiciando o despertar da motivação por parte dos mesmos.
            A interação professor-aluno estabelece um elo formador de encontros existenciais, conforme Haydt (p. 56). Atualmente, a didática nos indica que a principal função do professor é ser mediador e orientador da aprendizagem, visando promover o desenvolvimento das habilidades e competências de seus alunos. O professor deve ter clareza de seu papel no que concerne a conceitos de autoridade, disciplina e motivação.
            O bom mestre (o educador) deve promover, em sala de aula, um clima de equilíbrio, de resgate de valores, de limites, de reciprocidade e, ao mesmo tempo, de colaboração. Todo professor deve estabelecer metas a serem atingidas, explicitar seus objetivos e direcionar as ações (procedimentos e atividades) para que os mesmos sejam atingidos.
            A avaliação deve ser utilizada também como retroalimentação (replanejamento) do processo, uma oportunidade de reflexão e redefinição de objetivos.
            Os planejamentos, para que sejam funcionais, devem ser coerentes e adequados à clientela a que se destinam, com unidade, sequência, flexibilidade e participação de todos os envolvidos no processo. Atualmente, existe a ênfase na criação de projetos, o que oportuniza a reflexão e evita a passividade dos alunos.
Um dos principais desafios da prática docente reflexiva é a inclusão que o profissional docente atento ao que faz. Segundo José Cerchifusari (p. 35) em “O Planejamento Educacional e a Prática dos Educadores”, a formação dos alunos depende diretamente da qualidade das aulas e este seria um dos maiores desafios do educador que se preocupa realmente em formar cidadãos críticos e reflexivos.
A forma de usar a tecnologia em nossas aulas depende nitidamente da posição filosófica que adotamos dos pressupostos epistemológicos da Proposta Pedagógica da instituição, da concepção de educação que se adota e de uma teoria de aprendizagem eficiente. São ferramentas úteis (recursos) auxiliares, mas que não substituem o professor. São facilitadores do desenvolvimento pedagógico. A avaliação é um processo e é também um desafio à prática docente reflexiva, a qual deve fazer parte da rotina do processo de ensino-aprendizagem e serem até informais (trabalhos, exercícios, participações, debates etc.) ou formais.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


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