FACULDADE ANHANGUERA
Curso: Metodologia e Gestão em Educação a Distância
Trabalho de conclusão de curso
Aluno: Janete Reis Peixoto Borges RA: 2229541598
Unidade/Polo: Taguatinga/Brasília-DF
Tutora: Felipe Pacheco
A
PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA NAS OBRAS DE LOBATO
Brasília-DF
2012
A
PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA NAS OBRAS DE LOBATO
Janete Reis
Peixoto Borges
Pós-graduação
em Metodologias e Gestão para EAD
Polo de
Taguatinga, DF
RESUMO
Este
artigo visa apresentar a oferta de um curso de extensão universitária e prevê a
capacitação dos acadêmicos oriundos do curso de Pedagogia e professores que
atuam tanto nas séries iniciais do Ensino Fundamental, quanto os que trabalham
com o componente curricular de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do Ensino
Fundamental. Nesse sentido, os educadores capacitados desenvolverão estratégias
e projetos direcionados à prática docente reflexiva, contextualizada e
significativa para o educando. Trata-se de uma proposta de curso na modalidade
EAD em parceria com a Universidade Anhanguera – UNIDERP, pólo presencial,
Sobradinho-DF. O objetivo é preparar os referidos profissionais para a
realização de atividades docentes críticas e reflexivas utilizando obras do escritor
Monteiro Lobato. Ao final do curso, cada educador deverá apresentar um projeto
de trabalho exequível a ser executado numa instituição específica. Esses
profissionais terão a mediação de tutores qualificados e especialistas para
orientar a execução das tarefas durante o curso, propiciando o desenvolvimento
coerente, eficiente e eficaz das atividades propostas e a garantia de atingir
os objetivos propostos. O objetivo maior, do qual trata este artigo e
fundamenta a proposta de curso, é apresentar e viabilizar a aplicabilidade do
pensamento pedagógico presente nas obras de Monteiro Lobato, bem como a
contextualização da aprendizagem presente nas referidas obras e estabelecer uma
analogia com abordagens contemporâneas voltadas para a realidade dos alunos e
tendo como suporte os temas transversais da educação exemplificando as
mensagens das obras deste autor tão representativo na literatura brasileira e
com uma temática tão próxima da realidade dos educandos.
Palavras-chave: Educação. Curso EAD. Aprendizagem
significativa com as obras de Monteiro Lobato.
ABSTRACT
This article aims to
present the offer of a university extension course and provides for the
training of academics from the Faculty of Education and teachers who work both
in the early grades of elementary school, and those who work with the
curricular component of Portuguese language from the 6th to the 9th year of
elementary school. In this matter, trained educators will develop strategies
and projects aimed at teaching practice reflective, contextualized and
meaningful to the learner. This is a proposal for a course in EAD mode in
partnership with the Anhanguera University - UNIDERP, in Campus at
Sobradinho-DF. The goal is to prepare these professionals to conduct teaching
activities with reflexive and criticism of MonteiroLobato works. At the end of
the course, each educator must submit a work project possible to be present in
a specific institution. These professionals will have the mediation of
qualified tutors and experts to guide the implementation of the tasks during
the course, providing the coherent, efficient and effective of the proposed
activities and the assurance of achieving the objectives. The ultimate goal, of
which this article is based and the proposed course is to present and
facilitate the applicability of this pedagogical thought in the works of
MonteiroLobato and also the learning contextualization presented in these works
and establish an analogy with contemporary approaches aimed to the reality of
the students and having as a support transversal themes of education
exemplifying the messages of this author works so representative in the
Brazilian literature and a theme so close to the reality of learners.
Keywords: Education. Course EAD. Meaningful learning with
the works of MonteiroLobato.
ORIENTAÇÕES
GERAIS/ APRESENTAÇÃO
Disponível
em: http://pedagogicamente-falando.blogspot.com/2012/09/orientacoes-geraisapresentacao-caro.html
INTRODUÇÃO
Trata-se de
uma proposta metodológica para um Curso de Pós-Graduação em EAD e que visa à
formação de docentes para trabalhar as Ciências Humanas em Sala de Aula de
forma a promover a aprendizagem da criança a partir do conhecimento informal,
da cultura que a criança adquire fora do ambiente escolar, visto que ela atua
como sujeito de uma sociedade.
O
referido curso tem por objetivo o conhecimento dos aspectos globais e locais
que contribuem com a formação de um projeto educacional de Geografia e História
que leve em consideração o ambiente terrestre.
Relacionaremos
as teorias e concepções interacionistas. Com as ideias que as crianças têm
sobre o Brasil e foram formadas a partir de suas experiências e das informações
que formam as teorias que tratam do desenvolvimento humano com as ideias que as
crianças têm sobre o Brasil e que foram formados a partir de suas experiências
e das informações que foram adquirindo pela vivência e pelo convívio com seus
familiares e amigos.Hoje,
o foco da tecnologia da Informação mudou, tanto que o termo TI passou a ser
utilizado como tecnologia - Tecnologia da Informação e Comunicação.
E, dentro desse universo,
novas ideias como colaboração e gestão é que se promoverá a colaboração entre
as pessoas.Essa atitude faz parte de uma cultura que deverá ser disseminada e
os conhecimentos poderão ser edificados, porém, mais uma vez é importante
enfatizar que nenhuma infraestrutura e para toda nova organização, torna-se necessário
uma grande mudança de paradigmas.
Em uma sociedade tecnológica, o
educador assume um papel fundamental como mediador das aprendizagens, sobretudo
como modelo que é para os mais novos, adotando determinados comportamentos e
atitudes em face das tecnologias.Por outro lado,perante os produtos
tecnológicos, o educador deverá assumir-se com conhecimento e critério,
analisando cuidadosamente os materiais que coloca à disposição das crianças.
Porém o Brasil precisa melhoras as competências do professor em utilizar as
tecnologias de comunicação e informação na educação.A forma como o sistema
educacional incorpora as tecnologias afeta diretamente a diminuição da exclusão
digital existente no país.
O projeto tem o objetivo
de fortalecer diretrizes sobre como melhorar as capacidades dos professores nas
práticas de ensino por meio da plataforma virtual Moodle.Autoridades,
especialistas e tomadores de decisão analisam a viabilidade da implementação
das diretrizes deste projeto adaptadas à realidade brasileira.
REFLETINDO SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
DESENVOLVIMENTO
OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA
Considerando que planejamento é,
antes de tudo, a previsão metodológica de uma ação a ser desencadeada num
futuro, em forma de Projeto Pedagógico, o artigo ora apresentado trata da
racionalização de meios que se utiliza para atingir os fins desejados.
Os desafios da prática docente
reflexiva é o passar de uma situação já “existente” para a situação “desejada”
(utopia?).
Ao se elaborar o projeto pedagógico
de curso considerou-se o uso das obras de Monteiro Lobato no trabalho com os
temas transversais na educação pelos professores e o fato de que não deve
existir uso da improvisação em educação. Considerando que modernismos didáticos
e posicionamento crítico não devem ser elementos postuladores de uma ação
educativa descompromissada com a realidade (contextualização), atividades sem
planejamento prévio, aleatoriamente. Exemplificando; A cidade de Brasília
nasceu de um planejamento denominado “Plano Piloto”.
Todo educador deve ter em mente que
planejamento em educação é de fundamental importância, pois, além da previsão
de resultados desejáveis pelo professor-educador, norteia os instrumentos e
meios necessários para alcança-los, adequando toda a realidade do processo de
ensino-aprendizagem.
Transformamos na prática o
planejamento que é a organização abstrata de característica mental em plano que
é um instrumento de trabalho onde escrevemos as etapas e os passos a serem executados
na parte concreta, considerada como a operacionalização do planejamento.
Nossa proposta de trabalho, enquanto
educadores, professores mediadores da aprendizagem é a de assumirmos a postura
de professores progressistas, cujas características citamos a seguir.
QUALIDADES DO PROFESSOR PROGRESSISTA
Essa característica exige do
professor coragem, confiança em si mesmo, respeito a si e aos outros, o que não
significa acomodação ou covardia.
O professor que tem humildade
entende que ninguém sabe tudo assim como ninguém ignora tudo. Não há como
conciliar a “adesão ao sonho democrático, a superação de preconceitos com a
postura humilde, arrogante, na qual nos sentimos cheios de nós mesmos” (FREIRE,
2003, p. 56).
Freire (2003) afirma que o bom senso
é um dos auxiliares fundamentais, porque adverte quando o professor está perto
a ultrapassar a partir dos quais se perde.
A arrogância e a empáfia não têm a
ver com a mansidão do humilde. Para o autor, “uma das expressões da humildade é
a segurança insegura, a certeza incerta e a não certeza demasiada certa de si
mesmo” (FREIRE, 2003, p. 56).
Amorosidade: Para Freire (2003), a
prática docente sem amorosidade, tanto pelos alunos como pelo processo de
ensinar, perde o seu significado.
Coragem: para o autor, a coragem de
lutar está ao lado da coragem de amar. O professor não tem que esconder seus
temores, mas não pode deixar que eles o imobilizem. A coragem emerge no
exercício de controle do medo.
Tolerância: Segundo Freire (2003, p.
56), “a tolerância é a virtude que nos ensina a conviver com o diferente”. Sem
ela, é impossível uma prática pedagógica séria e uma experiência democrática
autêntica torna-se inviável. A tolerância possibilita aprender com o diferente
e requer respeito, disciplina e ética.
Para Freire (2003), decisão,
segurança, tensão entre paciência e impaciência e a alegria de viver são
qualidades que estão agrupadas e articuladas entre si. A capacidade de decidir
do professor é imprescindível para seu trabalho educativo. Se ele não for capaz
de fazer decisões, os alunos podem entender essa deficiência como fraqueza
moral ou incompetência profissional. No entanto, ele não pode ser arbitrário em
suas decisões.
Segurança, como qualidade do
professor progressista, exige competência científica, clareza política e
integridade ética. Para o autor, o professor não terá segurança de seu trabalho
pedagógico se não souber fundamentá-lo cientificamente ou se não entender por
que e para que o faz.
A tensão entre a paciência e a
impaciência constitui-se, segundo Freire (2003), como uma das qualidades
fundamentais do professor. A paciência não pode ser separada da impaciência.
A primeira, sozinha, faz o professor
acomodar-se, renunciar ao sonho democrático, imobilizar-se, faz com que ele
tenha um discurso enfraquecido e conformado. A impaciência isolada, por sua
vez, ameaça o êxito da prática docente com a arrogância do professor. Para
Freire (2003, p. 62), “a virtude está, pois, em nenhuma delas sem a outra, mas
em viver a permanente tensão entre elas”.A parcimônia verbal vincula-se à
tensão entre a paciência e a impaciência. Quem assume tal tensão só perde o
controle sobre sua fala em situações excepcionais, raramente excede os limites
de seu discurso, que é enérgico, mas equilibrado.
Freire (2003) afirma que educando
com humildade, amorosidade, coragem, tolerância, competência, capacidade de
decidir, segurança, eticidade, justiça, tensão entre paciência e impaciência,
parcimônia verbal, mesmo com falhas e incoerências, mas com disposição para
superá-las, o professor cria uma escola feliz e alegre.
Hoje, espera-se do professor o
preparo teórico-prático capaz de superar a fragmentação entre os domínios do
conhecimento, para que ele alcance uma visão interdisciplinar.
Para tanto, são necessárias, segundo Libâneo (1998,
p. 30-31), exigências como: conhecer estratégias do ensinar a pensar, ensinar a
aprender a aprender; pode-se aprender a aprender de muitas maneiras, inclusive
mediante o ensino.
Estratégias de aprendizagem são “a estruturação de
funções e recursos cognitivos, afetivos ou psicomotores que o indivíduo leva a
cabo nos processos de cumprimento de objetivos de aprendizagem” (LIBÂNEO, 1998,
p. 30-31).
Ensinar a pensar exige dos
professores o conhecimento de estratégias de ensino e o desenvolvimento de suas
próprias competências do pensar. Segundo Leite (2006),
[...] se o professor não dispõe de habilidade de pensamento, se não sabe
‘aprender a aprender’, se é incapaz de organizar e regular suas próprias
atividades de aprendizagem, será impossível ajudar os alunos a potencializarem
suas capacidades cognitivas.
Ensinar a pensar criticamente: o
professor deve ser capaz de problematizar situações, de pensar criticamente, de
aplicar conceitos como forma de apropriação dos objetos de conhecimento a
partir de um enfoque totalizante da realidade.
Desenvolver a capacidade
comunicativa: o professor deve atentar-se a outros meios de comunicação –
formas mais eficientes de expor e explicar conceitos e de organizar a
informação, demonstrar objetos ou processos – e dominar a linguagem informal, a
postura corporal, o controle da voz, o conhecimento e o uso dos meios de
comunicação na sala de aula.
Reconhecer o impacto das novas
tecnologias na sala de aula: a escola deve, segundo Leite (2006), “[...]
aproveitar a riqueza de recursos externos para orientar as discussões,
preencher as lacunas do que não foi aprendido e ensinar os alunos a estabelecer
distâncias críticas com o que é vinculado pelos meios de comunicação”.Além de
fazer parte do conjunto das mediações culturais que caracterizam o ensino, os
meios de comunicação podem ser usados como recursos didáticos.
Atualização científica, técnica e
cultural – formação continuada: o exercício do trabalho docente requer um
esforço contínuo de atualização científica na área de conhecimento dominada
pelo professor e em outras áreas relacionadas, bem como a incorporação das
inovações tecnológicas.
Para Leite (2006), [...] o professor
precisa juntar a cultura geral, a especialização disciplinar e a busca de
conhecimentos conexos com sua matéria, porque formar um cidadão hoje é, também,
ajudá-lo a se capacitar para lidar praticamente com noções e problemas surgidos
nas mais variadas situações, tanto do trabalho quanto sociais, culturais,
éticas. [...] Essa atitude implica em saber discutir soluções para problemas a
partir de diferentes enfoques (interdisciplinaridade), contextualizar o objeto
de estudo em sua dimensão ética e sociocultural, ter capacidade de trabalhar em
equipe.
Integrar a dimensão afetiva no
exercício docente: a aprendizagem de conceitos, habilidades e valores está
envolvida com sentimentos ligados às relações familiares escolares e aos outros
ambientes em que os alunos vivem. Para proporcionar uma aprendizagem
significativa, o professor deve conhecer e compreender os interesses,
necessidades e motivações característicos de cada um; deve ter capacidade de
comunicação com o mundo do outro, sensibilidade para situar a relação docente
no contexto físico, social e cultural do aluno.
Desenvolver comportamento ético,
segundo Libâneo (1998), é saber orientar os alunos em valores e atitudes em
relação à vida, ao ambiente, às relações humanas, a si próprios.
O professor não é apenas aquele que
transmite o conhecimento, mas, sobretudo, aquele que subsidia o aluno no
processo de construção do saber. Para tanto, é imprescindível que ele domine
não apenas o conteúdo de seu campo específico, mas também a metodologia e didática
eficientes na missão de organizar o acesso dos alunos ao saber. E não apenas o
saber específico de determinadas matérias, mas o saber para a vida; o saber ser
gente com ética, dignidade, valorizando a vida, o meio ambiente, a cultura.
Mais que transmitir conteúdos das
disciplinas programadas para o desenvolvimento intelectual da humanidade, é
necessário ensinar os alunos a serem cidadãos, mostrar a eles seus deveres e
direitos.
O professor deve trabalhar valores
para formar pessoas que saibam a importância de respeitar, ouvir, ajudar e amar
o próximo. Freire (1996, p. 106) diz: “me movo como educador, porque primeiro
me movo como gente”.
O educador brasileiro Paulo Freire
(1996) diz que as qualidades do professor progressista vão sendo construídas na
prática pedagógica coerentemente comasua opção política de natureza crítica.
O objetivo do projeto, que deu
origem a esse artigo, foi apresentar na prática o pensamento pedagógico
presente nas obras de Lobato, a contextualização da aprendizagem presente em
suas obras e abordagens que contemporaneamente se pode fazer e, exemplificando,
apresentamos como trabalhar os temas transversais nas obras do referido autor.
O PAPEL DO EDUCADOR/TUTOR
POR
QUE E COMO INTERAGIR?
PROJETO DO CURSO
“A PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA NAS OBRAS
DE LOBATO”
1 OBJETIVO GERAL
Promover
a formação de educadores para atuarem coletivamente na instituição de ensino com
a proposta de uma prática docente reflexiva.
1.1OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Oferecer fundamentos
teórico-metodológicos que capacitem os educadores para executarem uma prática
docente reflexiva sob o enfoque da contextualização das obras de Lobato no cotidiano
escolar.
·
Orientar os educadores para
ofertarem textos aos alunos e desenvolverem ações que sejam significativas para
os educandos e despertem o gosto pela leitura e a automotivação para ler.
·
Aprofundar conhecimentos,
visando a formação continuada e o desenvolvimento de eixos metodológicos e
teóricos para a construção de um projeto de aprendizagem reflexiva para a
escola em que atuam.
·
Subsidiar a elaboração e o
desenvolvimento do projeto e ofertar aos cursistas os textos adequados à faixa
etária de atuação do docente.
2 PÚBLICO-ALVO E CERTIFICAÇÃO
A proposta de curso é
destinada aos educadores atuantes no Ensino Fundamental em escolas públicas ou
particulares do Distrito Federal ou outros diferentes estados do Brasil. É
valorizada a participação da equipe gestora e equipe pedagógica na realização
do curso e nas ações relacionadas ao desenvolvimento da proposta no contexto
escolar.
A carga horária é de 180
horas para os educadores cursistas, incluindo-se o projeto final e sua defesa.
Será desenvolvido em três meses e as atividades serão ofertadas uma vez por
semana, para que sejam executadas na semana seguinte. Propõe-se a
aplicabilidade no ano 2013.
Os cursistas que
realizarem as atividades propostas em todos os módulos, e entregarem o projeto
final do curso e, posteriormente, o defenderem junto a uma banca de
especialistas na área, obtendo uma nota superior a 60, receberão o Certificado
de Conclusão do Curso emitido pela Universidade Anhanguera, Sobradinho, DF.
3 CONTEÚDO
O conteúdo do curso será
desenvolvido por meio de módulos apresentados a partir das seguintes temáticas:
-
Módulo 1: O educando como sujeito em desenvolvimento: teóricos da educação e a
prática reflexiva. A função social da escola. Teóricos da Educação: Vygotsky,
Paulo Freire, Jean Piaget.
-
Módulo 2: Conceitos e abordagens das obras de Monteiro Lobato – Um notável
escritos brasileiro.
* Histórias de tia Anastácia; Emília
no país da gramática; O colocador de pronomes e a nova ortografia; Geografia de
Dona Benta; A menina do nariz arrebitado; Fábulas do Marquês de Rabicó; As
caçadas de Pedrinho; O poço do Visconde; O presidente negro; Negrinha (livro de
contos); O choque das roças; Zé Brasil (1994); O Urupê; O escândalo do
petróleo.
- Módulo 3: Apresentação da proposta e
execução do projeto.
* Leitura dos textos; Assistir aos
vídeos no DVD; Encontro presencial com atividades; Participação nos desafios e
propostas da plataforma virtual Moodle; Projeto final e a forma como o cursista
será avaliado.
- Módulo 4: Atividades sugeridas e
oportunidade para que criativamente o cursista crie outras propostas
exequíveis.
* Execução do portfólio e participação
no fórum de conteúdo.
- Módulo 5: Criação do projeto final.
* Apresentação aos especialistas para
análise de sua viabilidade prática e, posteriormente, conferir o Certificado de
Conclusão do curso de 180 horas.
4 METODOLOGIA DO CURSO
O
curso de pós-graduação “A prática docente reflexiva nas obras de Lobato” será
realizado na modalidade de Educação a Distância, por meio do ambiente virtual
de aprendizagem (AVA) Moodle. Este ambiente é composto por conteúdos e recursos
didáticos que possibilitam a aprendizagem de conceitos e metodologias de
contextualização da aprendizagem, tornando-a reflexiva.
As atividades
possibilitarão produções individuais e colaborativas entre os educadores no
ambiente virtual e no contexto da instituição em que atuam.
Os
módulos tratam de conceitos e abordagens relacionadas à prtática docente
reflexiva e seus desafios. A abordagem dos conteúdos acontecerá por meio de
textos e vídeos que motivarão a problematização da temática e a
contextualização com o cotidiano dos alunos, questões para debate, estudos e
interpretação dos textos, discussões coletivas (chats) e participação nos
fóruns. Assim, a sequência que orienta cada unidade é a seguinte:
1)
Leitura
do texto e apreciação do vídeo com reflexões de Paulo Freire, Vygotsky, Piaget
e outros.
2)
Realização
dos exercícios objetivos, tarefas pertinentes ao conteúdo estudado.
3)
Participação
na sala de bate papo e fórum de conteúdo, realizado na sala de diálogo – espaço
de reflexão.
4)
Realização
da atividade colaborativa com a equipe de trabalho (máximo de 5 pessoas).
5)
Após
a realização completa de todas as atividades dos módulos, o grupo de cursistas
será orientado na construção do projeto final que poderá ser realizado pela
equipe. As atividades serão orientadas pelo tutor presencial, conforme a
demanda de cada grupo e o contexto da instituição em que atuam.
5 RECURSOS DIDÁTICOS
O
curso inclui material impresso, mídia em DVD e ambiente virtual de
aprendizagem. O “kit do material didático” individual será constituído de
livro-texto e DVD, e também disponibilizados na plataforma virtual do curso.
O
livro-texto reúne orientações sobre o curso e os conteúdos referentes aos
módulos, sendo cada unidade com a seguinte composição: objetivos, sequência
didática, destaques do tema, resumo do vídeo e do texto, questões para reflexão
e perguntas que irão nortear o debate nos chats e nos fóruns. O DVD com os
vídeos servirá para introduzir cada unidade temática e também dará suporte para
os debates nos fóruns de conteúdo. O ambiente virtual de aprendizagem possui
dois ambientes de interatividade (AVA): o espaço de reflexão e a sala de
diálogo.
Nos
referidos espaços, os cursistas trocarão ideias e seu objetivo é facilitar a
aprendizagem e possibilitar a construção de conhecimentos por meio das
interações entre os educadores e destes com os temas apresentados para
reflexão, análise crítica e releitura.
Para
orientar a realização das atividades individuais e coletivas, teremos o estudo
do conteúdo (fundamentação teórica), a apreciação dos vídeos, a realização dos
exercícios e a discussão nos fóruns. Serão espaços de encontro virtual e seu
propósito será o de oferecer a possibilidade de interação e registro de
experiências, visando a formação continuada dos educadores, com vistas à
construção colaborativa de aprendizagem e a execução do projeto.
A
Biblioteca Virtual disponibilizará textos, links e materiais que permitirão o
aprofundamento dos conteúdos sob a mediação da equipe pedagógica do curso.
6 ESTRUTURA E PROGRAMAÇÃO DO CURSO
O
curso será de cinco módulos, com subdivisão em unidades temáticas, e a carga horária
de 180 horas. Os módulos de 1 a 5 totalizarão uma carga horária de 120 horas.
Ao final do Módulo 5 está prevista a confecção final do projeto e a sua
postagem no ambiente virtual para análise por parte do tutor a distância e,
caso seja aprovado, será marcada a data para a equipe apresentar
presencialmente o projeto à equipe de especialistas e pedagogos. A execução e a
apresentação do projeto final totalizará 60 pontos.
QUADRO
SÍNTESE – ESTRUTURA DO CURSO
Disponível em:http://pedagogicamente-falando.blogspot.com/2012/09/quadro-sintese-estrutura-do-curso.html
O curso apresentará aos
docentes cursistas (educadores) sugestão de temática a ser inserida nas aulas e
exemplificará com slides uma temática, para que possam utilizar o material de
forma criativa, adaptando ao seu contexto.
SUGESTÃO
DE TEMA E APRESENTAÇÃO DE SLIDE
7 SISTEMA DE APOIO À APRENDIZAGEM
Os
educadores contarão com a atuação de uma equipe de profissionais em diferentes
funções: gestores do polo, coordenadores acadêmicos e pedagógicos, supervisor
de curso, consultores técnicos em apoio direto e indireto aos tutores
presenciais, construção de um sistema de apoio à aprendizagem e esclarecimento
de dúvidas on-line.
O
propósito do referido sistema será o de contribuir com o acompanhamento do
cursista e garantir a qualidade do curso. Cada equipe de tutoria poderá
acompanhar até 60 cursistas.
7.1TUTORIA
VIRTUAL
O
tutor à distância será o profissional de referência e se relacionará
semanalmente com o cursista, dando-lhe suporte na realização das atividades e
esclarecendo possíveis dúvidas. Ele irá mediar as discussões e utilizará a
plataforma para correção das atividades avaliativas, notas e resultados.
8 AVALIAÇÃO
Levaremos em consideração
o processo de aprendizagem, o processo de ensino e a autoavaliação. Faremos uso
do portfólio que será construído a partir das observações e intervenções do
mediador; uma revisão (na sala de chat) ao final do curso para termos uma realimentação de nossa prática e uma
dinâmica a partir de um diálogo coletivo de nossa atuação, enquanto integrante
do processo de ensino-aprendizagem e a elaboração do projeto final do curso.
Outro ponto considerável é conhecer as competências do mediador do processo.
A observação, no que se
refere à formação dos sujeitos é fundamental em sua prática, enquanto
observador a criação de novos olhares devem surgir ao usar o tempo como momento
de atuação, ou seja, o planejamento, por exemplo, deve ser executado
respeitando não só a realidade de cada envolvido, mas a disposição dos mesmos
em um espaço de construção do conhecimento. A intervenção pode significar na
participação do grupo, autonomia na construção do conhecimento e o risco a
partir de ações mal planejadas pode provocar ruídos, além de inviabilizar o
processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a observação de forma coerente e
clara pode fomenta em intervenções substanciais.
Devemos considerar em sua
prática, fatores pertinentes ao sucesso do processo de construção do
conhecimento, dos quais destacamos os seguintes aspectos: a valorização da
intuição-percepção; a interação como requisito fundamental à sua viabilização;
o conhecimento das múltiplas capacidades, as quais devem ser potencializadas
conforme a realidade de cada indivíduo dentre outros.
8.1COMO
SE DARÁ A AVALIAÇÃO
A
avaliação será feita a partir da realização das atividades individuais e/ou
coletivas, presenciais e no ambiente virtual, pois teremos três encontros, um
por mês, e também das atividades colaborativas com os fóruns, chats, portfólio
e projeto final.
- Avaliação individual: a) Exercícios
objetivos por unidade; b) Fóruns de conteúdo e discussão de situações-problema
por módulo; c) participação no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
- Avaliação da equipe: a) portfólio;
b) projeto final.
Observação: As atividades do curso e o
projeto serão avaliados pela equipe do Sistema de Apoio à Aprendizagem e
Critérios de Avaliação estarão disponibilizados no AVA.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
A prática docente reflexiva é
realmente desafiadora e ainda mais na contemporaneidade, pois as informações
são inúmeras e nem todas tendem a se transformar em conhecimento, informação.
Cabe
ao professor, em sua práxis, analisar o contexto educativo em que está
inserido, estruturar o processo de construção do conhecimento de forma a
contextualizar a aprendizagem com situações do cotidiano, tornando assim a
aprendizagem significativa para os alunos e propiciando o despertar da
motivação por parte dos mesmos.
A interação professor-aluno
estabelece um elo formador de encontros existenciais, conforme Haydt (p. 56).
Atualmente, a didática nos indica que a principal função do professor é ser
mediador e orientador da aprendizagem, visando promover o desenvolvimento das
habilidades e competências de seus alunos. O professor deve ter clareza de seu
papel no que concerne a conceitos de autoridade, disciplina e motivação.
O bom mestre (o educador) deve
promover, em sala de aula, um clima de equilíbrio, de resgate de valores, de
limites, de reciprocidade e, ao mesmo tempo, de colaboração. Todo professor
deve estabelecer metas a serem atingidas, explicitar seus objetivos e
direcionar as ações (procedimentos e atividades) para que os mesmos sejam
atingidos.
A avaliação deve ser utilizada
também como retroalimentação (replanejamento) do processo, uma oportunidade de
reflexão e redefinição de objetivos.
Os planejamentos, para que sejam
funcionais, devem ser coerentes e adequados à clientela a que se destinam, com
unidade, sequência, flexibilidade e participação de todos os envolvidos no
processo. Atualmente, existe a ênfase na criação de projetos, o que oportuniza
a reflexão e evita a passividade dos alunos.
Um
dos principais desafios da prática docente reflexiva é a inclusão que o
profissional docente atento ao que faz. Segundo José Cerchifusari (p. 35) em “O
Planejamento Educacional e a Prática dos Educadores”, a formação dos alunos
depende diretamente da qualidade das aulas e este seria um dos maiores desafios
do educador que se preocupa realmente em formar cidadãos críticos e reflexivos.
A
forma de usar a tecnologia em nossas aulas depende nitidamente da posição
filosófica que adotamos dos pressupostos epistemológicos da Proposta Pedagógica
da instituição, da concepção de educação que se adota e de uma teoria de
aprendizagem eficiente. São ferramentas úteis (recursos) auxiliares, mas que
não substituem o professor. São facilitadores do desenvolvimento pedagógico. A
avaliação é um processo e é também um desafio à prática docente reflexiva, a
qual deve fazer parte da rotina do processo de ensino-aprendizagem e serem até
informais (trabalhos, exercícios, participações, debates etc.) ou formais.
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