Projeto Pedagógico

PROJETO: VII MARATONA DOS SABERES – CEAI 2016



I-           JUSTIFICATIVA:Considerando a necessidade de incentivar emelhorar a aprendizagem  dos Conhecimentos Gerais/Alunos, que alémdos Conteúdos Curriculares, a  Parte Diversificada, Informática/Ferramenta, Redação e Projeto/Cidadania,(Grade Curricular anexa) são Componentes Curricular de enriquecimentos da Base Nacional. Portanto,é oportuno para oProfessor integrar os referidos Componentes,(Redação, Informática/Ferramenta e Projeto/Cidadania) com atividades que integre oCalendário Cívico e Sustentabilidade do Planeta/Meio Ambienteque éTema Atual e mundial, pois, tanto a Metodologia do CEAI, como planejamento da GHCE/atividadesBronze, Prata e Ouro, definidas com clareza,viabiliza o atendimento personalizadoeoaprofundamento dos conteúdos para escrever as páginas dos seuPortfólio/Livro com osTemas  de 2011:
·         Educação Infantil: Desenhando com Mágica
·         De 1º ao 5º anos: As Palavras são Mágicas
·         5ª a 8ª Séries: Sonhos e Realidades

II-        OBJETIVO GERAL: Planejar a GHCE/Mini Projeto com atividades pedagógicas repensando“Valores Essenciais” para a “Sustentabilidade e Melhoria do Planeta”com ações diárias que  demonstrem o Crescimento nas Bronze, Prata e Ouro fazendo a AVALIAÇÃO da aprendizagem e da construção das redações para o Portfólio/Livro2011.

III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1.      Planejara GHCE descrevendo o como será realizadas as atividades(Bronze, Prata, Ouro), com Conteúdos Didáticos,Sustentabilidades do Planeta,Datas CIVICASdestacadas com 2 asteriscos (**) e com um (*) tema/Enriquecimento para Redações, apresentação;

2.       Preparar,ensaiar, cantar, coreografar atividades relativasao item (1), relacionado-as com os  objetivos dos conteúdos/Disciplinaspara as Apresentações Cívicas;

3.    Promoveratividades de aprofundamento dos conteúdos didáticos e dos eventos e a escrita das redações para as páginas do Portfólio/Livro do Aluno ou Mapa de Crescimento/Educação Infantil;

4.    Montar Mural, Varal, exposição semanalmente para divulgar e valorizar os trabalhos realizados em sala de aula e em casa em papel A4 e A3 de 5ª a 8ª Séries na posição “Retrato” e fazer a coleção dos mesmos para montagem de Capítulo/Disciplina - Livrão da Turma/CEARTE;

5.    Avaliar e Valorizar diariamente a qualidade dotodo trabalho realizado pelo aluno através das atividades de sala, de Casa, participação e apresentações dando “Nota de 01 a 100”  para a Média do Bimestre;

6.    Replanejar para melhorar o desempenho dos alunos fracos com atividades (Bronze, Prata e Ouro) interessantes e motivadoras que levam também ao aprofundamento dos alunos fortes;

7.    Elaborar ao longo dos dias letivos as questões/Avaliações do Bimestre em curso e entregar com 15 dias de antecedência da data marcada para realização da mesma;

8.    Orientar os alunosque, cada Projeto e Redaçãoterá duas etapas, Preparação/pesquisa(65 pontos) e Apresentação(35 pontos),conscientizando - os de que este trabalho tanto dos conteúdos ou de Eventos também  faz parte dos ITENS da Avaliação Formativa e será nota de cada etapa/Média/Bimestre;

IV –METAS:(Devemos nos perguntar:O que queremos? Para que o queremos? Quando o queremos?)

1.       Planejar a GHCEdesenvolver  o trabalho com técnicas interessante, Artes,Pesquisa, Redação, Jogos...e exercícios realizados e corrigidos  paramontar Muralsemanal edivulgar as atividades  realizadas com estética(Padrão) e beleza- montagem do LIVRÂO/Turma;
2.    Realizar semanalmente as atividades pedagógicas construindo/Redação, uma página do “Livro de cada Aluno”de qualquer nível ou série, e sendo da Educação Infantil “Mapa do Crescimento” para o CEARTE;

3.    Comemorar Eventos integrando Projetos aosConteúdos, Redação/Portfólio com nota/Bimestre;

4.    Avaliar constantemente com notas para melhorar a participação, auto-estima e replanejar atividades para aumentar o rendimento de aprendizagem de cada aluno.;

V -  METODOLOGIA(descreve as técnicas que serão utilizadas:COMO? COM QUE? ONDE? QUANTO?)
1.    Selecionar/Planejar as atividades pedagógicas com comando que inclua: -Conteúdos, Sustentabilidade do Planeta, Datas Cívicas.., usando diferentes técnicas, de forma a alcançar tanto osObjetivos Gerais  como Específicose que todo aluno possa dá  conta de fazer
(explicar, escrever,desenhar, montar...) para escrever as páginas do seuLivro, ou Mapa do Crescimento;

2.    Ensaiar o como vai acontecer/apresentação: Coreografia da entrada, apresentação com vários movimentos, despedida e saída do palco;

3.    Fazer exposiçãodostrabalhos realizados com diferentes técnicas(mural/varal), com esquema que transmita mensagem e seqüência  do conteúdo e  identificado, nome/série do Aluno e montar o Livrão por CAPÍTULO de cada Disciplina de acordo com TEMA de cada nível;

4.    Refletir e orientar constantemente  sobre a Sustentabilidade do  Planeta, começando pela conservação e melhoramento da escola: limpeza, desperdícios, como utilizar e economizar Água, Luz,   sacolinhas plásticos..., e a importância de usar sacolas retornáveis;

5.    Preparar 5ª a 8ª Séries, no horário da antiga Reunião/Coordenação,Avaliação Simulada e Cartão Resposta(Estilo-Vestibular) envolvendo questões de reforço e aprofundamento de conteúdos e Conhecimento Gerais para aplicação nos dias de retorno;

6.    Orientar e acompanhar as anotações diárias/Dever de Casa, colagem de Correspondências, Boletos do aluno na Agenda Escolar, dando o visto/Assinatura do Profª do último horário para que a família tenha condição de acompanhar o filho e seu desenvolvimento;


7.    Atribuir nota de 01 a 100 pontos em todas as atividades para a média do Bimestre, sendo da Educação Infantil e 1º Ano, colecionar um Trabalho/semana para o Mapa do Crescimento;

8.       Avaliar oPlanejamento/GHCE(Conteúdo, Projeto e Redação) e o resultado do desenvolvimento do mesmo com os alunos,juntamente com as Coordenadoras que,   através de Orientação; Interação;Observação; Elogios... (Ficha Própria da Turma/Professor) e da aprendizagem/alunos, replanejar novas ações para o melhoramento e sucesso de cada aluno;

9.    Divulgar Bimestralmente o Resultado em Gráfico o desempenho de cada turma para a pontuação e classificação das Equipes - “Maratona dos Saberes”
10.     

VI – CRONOGRAMA – CALENDÁRIO ESCOLAR e CIVÍCO

MÊS/2011
Objetivo:Comemorar a Páscoa trabalhando “Objetivos Específicos” incluindo  o verdadeiro sentido do Renascimento  nas nossa vidas, para nossas ações diárias através das  apresentações  dos Eventos abaixo:
 Profº:...........................
Série/Turma
Nota

LEMBRANÇA
 Apresentação                                                                                                                                                                           

* 01 a 05- Dias  de  Reflexão e atividades  sobre a Sustentabilidade do  Planeta: Como Economizar Água, Luz,  uso de sacolinhas plásticos..., uso de sacolas ;





ABRIL



ABRIL

18 · Dia Nacional do Livro Infantil
   **19 · Dia do Índio


***20Hora Cívica


*21 . Dia do Aniversário de Brasília e Tiradentes


21 . Dia do Policial Militar e Civil


**22 · Descobrimento do Brasil                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  


**24 . Páscoa : Comemorar dia 20/04/2011


** De 18 à 27/04/2011-  Avaliação do 1º Bimestre


*** Dia 29 – Encerramento do 1º Bimestre









MAIO
Objetivo: Comemorar  trabalhando  “Objetivos Específicos” e  o verdadeiro sentido do  “Amor de Mãe” em nossa vidas, para nossas ações concretas  através das  apresentações  que retrate Carinho, Compreensão, companheirismo, respeito... 
 Profº , Série/Turma

-------------------------------------
Lembrança:
 Apresentação:
 AVAL
NOTA
01 · Dia Mundial do Trabalho


**06. Comemoração do “Dia das Mães -Festa da Família


**13·Aniversário de Sobradinho e * Abolição da Escravatura


***13 – Reunião para Entrega dos Boletins


*17. Dia Internacional da Comunicação e das
Telecomunicações / Internet










JUNHO
Objetivos Específicos do Mês:
Integrar os Eventos do mês intensificando as atividades sobre a SUSTENTABILIDADES DO PLANETE,através de ações concretas aqui na Escola, Residência, Sobradinho... para melhorar a forma com que usamos os recursos daEscola e da Natureza que Deus  nos deu.


**01 à 05· Semana Mundial do Meio Ambiente e Dia *05 · Dia da Ecologia 


*21· Início do inverno


23. Corpus Christi - Feriado 


24. Festas Junina -Folclore


De 22 à 30/06/ 2011 – Avaliação do 2º Bimestre









JULHO
1º , 4 e 5/07/2011 – Cont. da  Avaliação do 2º Bimestre


Dia 11 – Encerramento do !º Semestre com a Liberação dos alunos


*** Dia 12 – Reunião para Entrega dos Boletins


De 13 à 20 – Recesso Escolar



22 e 23 – Apresentação dos professores e  Reunião Pedagógica


Dia 25 – Início do 2º semestre Letivo


*26 · Dia da Vovó e Vovô              







AGOSTO


**12. Festa da Família/Dia dos Pais e Abertura  dos Jogos JICEAI 2011 – HORA CÍVICA – Festa da família


*22. Dia Nacional do Folclore


*25 · Dia do Soldado








SETEMBRO
**01 à 07· Semana da pátria/Indep do Brasil


*16 · Dia Internacional/Preservação da Camada de Ozônio


*18 · Dia dos Símbolos Nacionais


**21 · Dia da Árvore


**23 · Início da primavera


25 ·  Dia Nacional do Trânsito


De 22 à 29/09/2011 – Avaliação do 3º Bimestre



30 – Encerramento do 3º Bimestre







*10 · Semana da Ciência e Tecnologia




OUTUBRO
***11 – Homenagem às Crianças


*12 · Dia de Nº Sª Aparecida e das Crianças- Feriado


12 · Dia do Descobrimento da América


15 · Dia do Professor e Profissionais da Educação


16 · Dia da Ciência e Tecnologia


28 · Dia do Funcionário Público









NOVEMBRO
02 · Dia de Finados - Feriado


12. Dia do Diretor de Escola


*15 · Proclamação da República


*18. CEARTE/Apresentação
Talentos em Contos Maravilhosos


*19 · Dia da Bandeira


*20 · Dia Nacional da Consciência Negra


28 · Dia Mundial de Ação de Graças


Nos dias:22, 23, 24, 25,28 e 29 – Avaliação do 4º Bimestre













DEZEMBRO
No dia 01 – Continuação das Avaliações do 4º B


** 02. Apresentação:  Invenções e Portfólios CEAI


A partir do dia 05- Início das atividades de recuperação
  E  ENSAIOS COM OS FORMANDOS


Dia 06 – Recuperação até 10h
           - 10h30 - Revelação de Amigo oculto


Dia 07-Resultado dos alunos que ficaram para Recuperação


Dia 08- Matutino – Conselho de Classe


Dia 08·Missa em Ação de Graças/Formatura
 e Dia da família a Noite





Dia 09- Entrega dos Certificados e Confraternização


De 12 à 15 Recuperação


***Dia 16 – Entrega dos Boletins


19 e 20 – Elaboração de Relatório de Avaliação dos alunos com dificuldades


21 – Encerramento do Ano Letivo com os professores


22- Início das férias dos Professores






VII – ANEXOS
1.       Grade curricular;
2.       Ficha de Avaliação de Planejamento e  Desenvolvimento para montagem do GRÁFICO da Aprendizagem
 VI Maratona dos Saberes;

3.       Modelo do Gráfico  da turma – Exposição da classificação das EQUIPES;

Comentários