
I-
JUSTIFICATIVA:Considerando a necessidade de incentivar emelhorar a
aprendizagem dos Conhecimentos Gerais/Alunos,
que alémdos Conteúdos Curriculares, a Parte Diversificada, Informática/Ferramenta, Redação
e Projeto/Cidadania,(Grade Curricular anexa) são Componentes Curricular de
enriquecimentos da Base Nacional. Portanto,é oportuno para oProfessor integrar
os referidos Componentes,(Redação, Informática/Ferramenta e Projeto/Cidadania)
com atividades que integre oCalendário Cívico e Sustentabilidade do Planeta/Meio
Ambienteque éTema Atual e mundial, pois, tanto a Metodologia do CEAI, como
planejamento da GHCE/atividadesBronze, Prata e Ouro, definidas com clareza,viabiliza
o atendimento personalizadoeoaprofundamento dos conteúdos para escrever as
páginas dos seuPortfólio/Livro com osTemas
de 2011:
·
Educação Infantil: Desenhando com Mágica
·
De 1º ao 5º anos: As Palavras são Mágicas
·
5ª a 8ª Séries: Sonhos e Realidades
II-
OBJETIVO GERAL: Planejar
a GHCE/Mini Projeto com
atividades pedagógicas repensando“Valores Essenciais” para a “Sustentabilidade
e Melhoria do Planeta”com ações diárias que
demonstrem o Crescimento nas Bronze, Prata e Ouro fazendo a AVALIAÇÃO da
aprendizagem e da construção das redações para o Portfólio/Livro2011.
III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1.
Planejara GHCE descrevendo o como será realizadas as atividades(Bronze, Prata,
Ouro), com Conteúdos Didáticos,Sustentabilidades do Planeta,Datas
CIVICASdestacadas com 2 asteriscos (**) e com um (*) tema/Enriquecimento
para Redações, apresentação;
2.
Preparar,ensaiar, cantar, coreografar atividades relativasao item (1), relacionado-as com
os objetivos dos conteúdos/Disciplinaspara as Apresentações Cívicas;
3.
Promoveratividades de aprofundamento dos conteúdos didáticos e dos eventos e a
escrita das redações para as páginas do
Portfólio/Livro do Aluno ou Mapa de Crescimento/Educação Infantil;
4.
Montar Mural, Varal, exposição semanalmente para divulgar e valorizar
os trabalhos realizados em sala de aula e em casa em papel A4 e A3 de 5ª a 8ª
Séries na posição “Retrato” e fazer a coleção dos mesmos para montagem de
Capítulo/Disciplina - Livrão da Turma/CEARTE;
5.
Avaliar e Valorizar diariamente a qualidade dotodo trabalho realizado pelo aluno
através das atividades de sala, de Casa, participação e apresentações dando “Nota
de 01 a 100” para a Média do Bimestre;
6.
Replanejar para melhorar o desempenho dos alunos fracos com atividades
(Bronze, Prata e Ouro) interessantes e motivadoras que levam também ao
aprofundamento dos alunos fortes;
7.
Elaborar ao longo dos dias letivos as questões/Avaliações do Bimestre em curso e
entregar com 15 dias de antecedência da data marcada para realização da
mesma;
8.
Orientar os alunosque, cada Projeto e Redaçãoterá duas
etapas, Preparação/pesquisa(65 pontos) e Apresentação(35 pontos),conscientizando
- os de que este trabalho tanto dos conteúdos ou de Eventos também faz parte dos ITENS da Avaliação Formativa e
será nota de cada etapa/Média/Bimestre;
IV –METAS:(Devemos
nos perguntar:O que queremos? Para que o queremos? Quando o queremos?)
1.
Planejar a GHCEdesenvolver
o trabalho com técnicas interessante,
Artes,Pesquisa, Redação, Jogos...e exercícios realizados e corrigidos paramontar Muralsemanal edivulgar as
atividades realizadas com estética(Padrão)
e beleza- montagem do LIVRÂO/Turma;
2.
Realizar semanalmente as atividades pedagógicas construindo/Redação, uma
página do “Livro de cada Aluno”de qualquer nível ou série, e sendo da Educação
Infantil “Mapa do Crescimento” para o CEARTE;
3.
Comemorar Eventos integrando Projetos aosConteúdos, Redação/Portfólio
com nota/Bimestre;
4.
Avaliar constantemente com notas para melhorar a participação,
auto-estima e replanejar atividades para aumentar o rendimento de aprendizagem de
cada aluno.;
V - METODOLOGIA(descreve as técnicas que serão utilizadas:COMO? COM
QUE? ONDE? QUANTO?)
1. Selecionar/Planejar as atividades pedagógicas com
comando que inclua: -Conteúdos,
Sustentabilidade do Planeta, Datas
Cívicas.., usando diferentes técnicas, de forma a alcançar tanto osObjetivos
Gerais como Específicose que todo
aluno possa dá conta de fazer
(explicar,
escrever,desenhar, montar...) para escrever as páginas do seuLivro, ou Mapa do Crescimento;
2.
Ensaiar
o como vai acontecer/apresentação: Coreografia da entrada, apresentação com
vários movimentos, despedida e saída do palco;
3. Fazer exposiçãodostrabalhos
realizados com diferentes técnicas(mural/varal), com esquema que transmita
mensagem e seqüência do conteúdo
e identificado,
nome/série do Aluno e montar o
Livrão por CAPÍTULO de cada Disciplina de acordo com TEMA de cada nível;
4.
Refletir e orientar constantemente sobre a Sustentabilidade do Planeta, começando pela conservação e
melhoramento da escola: limpeza, desperdícios, como utilizar e economizar Água,
Luz, sacolinhas plásticos..., e a
importância de usar sacolas retornáveis;
5.
Preparar 5ª a 8ª Séries, no horário da antiga Reunião/Coordenação,Avaliação
Simulada e Cartão Resposta(Estilo-Vestibular) envolvendo questões de
reforço e aprofundamento de conteúdos e Conhecimento Gerais para aplicação nos
dias de retorno;
6.
Orientar e acompanhar as anotações diárias/Dever de Casa, colagem de
Correspondências, Boletos do aluno na Agenda Escolar, dando o visto/Assinatura
do Profª do último horário para que a família tenha condição de
acompanhar o filho e seu desenvolvimento;
7. Atribuir nota de 01 a
100 pontos em todas as atividades para a média do Bimestre, sendo da Educação
Infantil e 1º Ano, colecionar um Trabalho/semana para o Mapa do Crescimento;
8. Avaliar oPlanejamento/GHCE(Conteúdo, Projeto e Redação) e o resultado do
desenvolvimento do mesmo com os alunos,juntamente com as Coordenadoras
que, através de Orientação; Interação;Observação; Elogios...
(Ficha Própria da Turma/Professor) e da aprendizagem/alunos, replanejar novas
ações para o melhoramento e sucesso de cada aluno;
9.
Divulgar Bimestralmente o Resultado em
Gráfico o desempenho de cada turma para a pontuação e classificação das Equipes
- “Maratona dos Saberes”
10.
VI – CRONOGRAMA – CALENDÁRIO ESCOLAR e CIVÍCO
MÊS/2011
|
Objetivo:Comemorar a Páscoa trabalhando “Objetivos
Específicos” incluindo o verdadeiro
sentido do Renascimento nas nossa vidas, para nossas ações diárias através
das apresentações dos Eventos abaixo:
|
Profº:...........................
Série/Turma
|
Nota
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LEMBRANÇA
Apresentação
|
|||
* 01 a 05- Dias de Reflexão e atividades sobre a Sustentabilidade do Planeta: Como Economizar Água, Luz, uso de sacolinhas plásticos..., uso de
sacolas ;
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|||
ABRIL
ABRIL
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18 · Dia Nacional do Livro Infantil
**19 · Dia do Índio |
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***20Hora
Cívica
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|||
*21 . Dia do Aniversário de Brasília e Tiradentes
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|||
21 . Dia do Policial Militar e Civil
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|||
**22 · Descobrimento do
Brasil
|
|||
**
De 18 à 27/04/2011- Avaliação do 1º
Bimestre
|
|||
***
Dia 29 – Encerramento do 1º Bimestre
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|||
MAIO
|
Objetivo: Comemorar
trabalhando “Objetivos
Específicos” e o verdadeiro sentido
do “Amor de Mãe” em nossa vidas, para nossas ações concretas através das
apresentações que retrate Carinho, Compreensão, companheirismo, respeito...
|
Profº , Série/Turma
-------------------------------------
Lembrança:
Apresentação:
|
AVAL
NOTA
|
01 · Dia Mundial do
Trabalho
|
|||
**13·Aniversário de Sobradinho e *
Abolição da Escravatura
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|||
***13 – Reunião para Entrega
dos Boletins
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|||
*17. Dia Internacional da
Comunicação e das
Telecomunicações / Internet
|
|||
JUNHO
|
Objetivos
Específicos do Mês:
Integrar os Eventos do mês intensificando as
atividades sobre a SUSTENTABILIDADES
DO PLANETE,através de ações concretas aqui na
Escola, Residência, Sobradinho... para melhorar a forma com que usamos os
recursos daEscola e da Natureza que Deus
nos deu.
|
||
**01 à 05· Semana Mundial do Meio Ambiente e Dia
*05 · Dia da Ecologia
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*21· Início do inverno
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23. Corpus Christi - Feriado
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24. Festas Junina -Folclore
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De 22 à 30/06/ 2011 – Avaliação do 2º
Bimestre
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|||
JULHO
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1º , 4 e 5/07/2011 – Cont. da Avaliação do 2º Bimestre
|
||
Dia 11 – Encerramento do !º Semestre
com a Liberação dos alunos
|
|||
***
Dia 12 – Reunião para Entrega dos Boletins
|
|||
De 13 à 20 – Recesso
Escolar
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|||
22 e 23 – Apresentação dos professores
e Reunião Pedagógica
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|||
Dia 25 – Início do 2º semestre Letivo
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|||
*26 · Dia da Vovó e
Vovô
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|||
AGOSTO
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|||
**12.
Festa da Família/Dia dos Pais e Abertura
dos Jogos JICEAI 2011 – HORA CÍVICA – Festa da
família
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|||
*22. Dia Nacional do Folclore
|
|||
*25 · Dia do Soldado
|
|||
SETEMBRO
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**01 à 07· Semana da pátria/Indep do Brasil
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||
*16 · Dia Internacional/Preservação da Camada de Ozônio
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|||
*18 · Dia dos Símbolos Nacionais
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|||
**21 · Dia da Árvore
|
|||
**23 · Início da primavera
|
|||
25 · Dia Nacional do Trânsito
|
|||
De 22 à 29/09/2011 – Avaliação do 3º Bimestre
|
|||
30 – Encerramento do 3º
Bimestre
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|||
*10 · Semana da Ciência e Tecnologia
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|||
OUTUBRO
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***11 – Homenagem às Crianças
|
||
*12 · Dia de Nº Sª Aparecida e das Crianças- Feriado
|
|||
12 · Dia do Descobrimento da América
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|||
16 · Dia da Ciência e Tecnologia
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|||
28 · Dia do Funcionário Público
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|||
NOVEMBRO
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02 · Dia de Finados - Feriado
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||
12. Dia do Diretor de Escola
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|||
*15 · Proclamação da República
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|||
*18. CEARTE/Apresentação
Talentos em Contos Maravilhosos
|
|||
*19 · Dia da Bandeira
|
|||
*20 · Dia Nacional da Consciência Negra
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|||
28 · Dia Mundial de Ação de Graças
|
|||
Nos dias:22, 23, 24, 25,28 e 29 – Avaliação do 4º Bimestre
|
|||
DEZEMBRO
|
No dia 01 – Continuação das Avaliações do 4º B
|
||
** 02. Apresentação: Invenções e Portfólios CEAI
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|||
A partir do dia 05- Início das atividades de recuperação
E
ENSAIOS COM OS FORMANDOS
|
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Dia 06 – Recuperação até 10h
- 10h30 - Revelação
de Amigo oculto
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Dia 07-Resultado dos alunos que ficaram para Recuperação
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Dia 08- Matutino – Conselho de Classe
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|||
Dia 08·Missa em Ação de Graças/Formatura
e Dia da família a Noite
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Dia 09- Entrega dos Certificados e Confraternização
|
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De 12 à 15 Recuperação
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***Dia 16 – Entrega dos
Boletins
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|||
21 – Encerramento do Ano Letivo com os professores
|
|||
22- Início das férias dos Professores
|
|||
VII – ANEXOS
1.
Grade curricular;
2.
Ficha de Avaliação de Planejamento
e Desenvolvimento para montagem do
GRÁFICO da Aprendizagem
VI Maratona dos Saberes;
3.
Modelo do Gráfico da turma – Exposição da classificação das
EQUIPES;
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