Cultura Afro-Brasileira

A entrada do negro no Brasil,desde o período colonial, resultou nas mais diversas formas de assimilação entre as tradiçoes africanas  e a cultura brasileira.
Com o tráfico, vieram para o Brasil alguns artistas e mestres em ofício de oleiros, ferreiros e outras práticasque aqui desenvolveram ou implantaram, deixando sua marca na formação da sociedade brasileira. Atualmente, a contribuição do negro está presente em todos os setores da sociedade, da engenharia à medicina, das artes plásticas à música.
Negros que colaboraram no desenvolvimento da sociedade brasileira: André Rebouças (1833-1898) engenheiro,Pixinguinha (1897-1973) Compositor, maestro, arranjador e grande flautista.Heitor dos Prazeres (1898- 1966) pintor, poeta e compositor. Chiquinha Gonzaga (1847-1935 ) Compositora e primeira maestrina do Brasil.Grande Otelo (1915- 1993) Ator, comediante e cineasta.Mestre Didi (1917)               Artista plástico de Salvador. Milton Santos (1926-2001) Formado em direito e considerado um dos intelectuais brasileiros de maior reconhecomento no exterior.

Comentários

  1. A Crise dos Fundamentos Morais e Éticos
    Atualmente os avanços tecnológicos e científicos são enormes, no entanto, o que é presenciado atualmente, não é uma sociedade melhor para se viver,como era de se esperar.Os benef´cios da vida moderna concentraram-se nas maos de poucos. Ainda existe miséria, filas para o atendimento à saúde, divisão de classes e exclusão.Devemos pensar que uma sociedade democrática e justa não prevê igualdade de oprtunidades e respeito às diferenças. PRof. Janete.

    ResponderExcluir
  2. Prática de Reflexividade

    A prática de reflexividade busca a consciência de si mesmo, colocar-se diante de si mesmo, tomar a si mesmo como interlocutor, buscar o autoconhecimento, alaborar uma descrição de si, mostrar-se diante dos demais membros da comunidade, buscar uma identidade, construir ima presonalidade. Essa prática pode ter várias formas: auto-avaliação,entrevistas pessoais, análise de ações. Aprática de participação reflete na teotia ética os problemas relativos à melhor forma de viver com justiça e responsabilidade e envolve julgar compreender a realidade, dialogar e deliberar.As práticas da virtude exigem cooperatividade e despreendimento. Difícil não? Mas possível. Vale apena tentar.Prof. Janete.

    ResponderExcluir
  3. Avaliaçõ
    Em meu curso de pós- graduação estou escrevendo um artigo sobre Avaliação Institucional. A autoavaliação institucional, a meo ver ganha uma nova força na escola e instrumentaliza a realização do seu projeto educativo- a melhoria da sua qualidade educativa- quando disponibiliza informações significativas, que se transformam em referenciais para a avaliação do trabalho pedagógico desnvolvido pelos educadores, nas suas salas de aula ou em função de suas áreas de conhecomento ou projetos educativos.
    (Cappeletti, 1999,p. 34)nos diz: "trilhar o caminho de uma educação compartilhada, construída em processo de mão dupla, na solicitude, exige compromisso político, trabalho, perseverança, paciência histórica e {...} não é um processo indolor,mas ao mesmo tempo prazeroso,pelos resultados".Caros alunos quando eu termiar o artigo pubicarei no blog. Prof. Janete.

    ResponderExcluir

Postar um comentário