Literatura Infantil
Hoje ouvimos muitas
vezes os professores reclamarem do desinteresse dos alunos pela leitura.
Existem vários fatores que contribuem para esse fato, por exemplo, os alunos
preferem ler revistas, muitos não tem uma biblioteca em casa, outros preferem
cinema, tv e rádio, isso sem contar com outras atividades tão freqüentes hoje
em dia como sair para jogar futebol com os amigos ou jogar videogame.
Com todas estas
atividades, os livros acabam ficando esquecidos ou são usados somente se a
pessoa não tiver nenhuma outra atividade em mente.
A literatura infantil
começou no século XVIII. Nessa época a criança começava, efetivamente, a ser
vista como criança. Antes, ela participava da vida social adulta, inclusive
usufruindo da sua literatura.
As crianças da
nobreza liam os grandes clássicos e as mais pobres liam lendas e contos
folclóricos (literatura
de cordel), muito populares na época.
Como tudo evolui,
esse tipo de literatura também evoluiu para atingir ao público infantil: os
clássicos sofreram adaptações e os contos folclóricos serviram de inspiração
para os contos de fadas.
PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS
Perrault:
“Chapeuzinho Vermelho”, “A Bela Adormecida”, “O Barba Azul”, “O Gato de Botas”,
“Pequeno Polegar”, etc.
Irmãos Grimm: “A
gata borralheira” (que de tão famosa recebeu mais de 300 versões pelo mundo
afora), “Branca de Neve”, “Os Músicos de Bremen”, “João e Maria”, etc.
Andersen: “O Patinho
Feio”
Charles Dickens: “Oliver
Twist”, “David Copperfield”
La Fontaine:
“O Lobo e o Cordeiro”
Esopo:
“A lebre e a tartaruga”, “O lobo e a cegonha”, “O leão apaixonado”
No Brasil a
literatura infantil deu os primeiros passos com as obras de Carlos Jansen (“Contos seletos das mil e uma noites”), Figueiredo Pimentel (“Contos da Carochinha”), Coelho Neto,Olavo Bilac e
Tales de Andrade.
Porém, o mais
importante escritor infantil foi Monteiro
Lobato. É com ele que se inicia, de fato, a
literatura infantil no Brasil.
MONTEIRO LOBATO
José Bento Monteiro
Lobato nasceu em 1882 em São Paulo. Sua obra consiste em contos, ensaios,
romances e livros infantis. Além de escritor, Monteiro Lobato foi tradutor. É
considerado, juntamente com outros escritores brasileiros, um dos maiores e
mais importantes nomes da nossa literatura.
- Principais Obras
“Urupês”
“Idéias do Jeca Tatu”
“Negrinha”
“Reinações de Narizinho” (livro que reúne várias
histórias infantis)
“Sítio do Pica-pau
Amarelo”
“O Minotauro”
Além de Monteiro Lobato,
outros escritores como Ziraldo e Ana
Maria Machado também se dedicam ao público infantil.
Ziraldo: “O Menino
Maluquinho”, “A bonequinha de pano”, “Este mundo é uma bola”, “Uma professora
muito maluquinha”.
Ana Maria Machado: “A
Grande Aventura de Maria Fumaça”, “A Velhinha Maluquete”, “O Natal de Manuel”.
Apesar de tudo, a
literatura infantil sofre alguns preconceitos, pois muitos escritores negam que
suas obras são escritas para os pequenos. Isso nos dá a impressão que essa
literatura não é tão importante, se esquecem de que se sua obra for boa e tiver
conteúdo, ela poderá influenciar crianças de uma forma positiva.
Muitas obras
consideradas adultas foram adotadas pelo público infantil (“As aventuras de
Robson Crusoé” – de Daniel
Defoe, “Viagens de Gulliver” – de Jonathan
Swift e “Platero e Eu” – de Juan Ramón Jiménez), assim como muitas obras do
público infantil agradam os adultos (“Sitio do Pica-Pau Amarelo”, por exemplo).
Professores,
educadores e pais querem criar em seus filhos e alunos o hábito da leitura,
porém, muitos adultos não tem esse hábito e usam a falta de tempo e cansaço
como uma justificativa para a pouca dedicação aos livros, sem perceber que essa
atitude vai tirando o interesse da criança, que no início de sua trajetória de
vida via o livro como algo encantador, mágico e cheio de mistério.
CARACTERÍSTICAS
É possível listar
algumas características que marcam este universo:
- Narrativa movimentada,
cheia de imprevistos
- Discurso direto
- Livros com muitas ilustrações
- Finais felizes na maioria das vezes
- Discurso direto
- Livros com muitas ilustrações
- Finais felizes na maioria das vezes
Desde a década de 70,
a literatura destinada ao público pré-adolescente (11 - 12 anos até a
adolescência) vem sendo chamada de “Literatura Realista para Crianças”.
Como o próprio nome
já diz, esse tipo de literatura tem como objetivo levar a realidade da vida
para as crianças abordando temas até então considerados impróprios (morte, divórcio, sexo e problemas sociais).
Existe muita
controvérsia a respeito desse tipo de literatura, alguns educadores alegam que
esses livros são mais projetos educativos (muitos são feitos por encomenda) do
que literatura.
Claro que a
conscientização da realidade pode ser feita de outra forma, já que o universo
infantil é repleto de magia, facilitando a transmissão das mesmas idéias sem
chocar tanto.
O mais importante de
tudo é que as crianças conheçam todos os tipos de literatura, pois esse
conhecimento irá ajudá-la a escolher a leitura que mais lhe agrada.
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