Educação Assistida por Animais

O que é Educação Assistida por Animais?
Trata-se de uma prática educativa onde o animal contribui com o educador no processo de ensino aprendizagem, uma vez que os animais tornam-se uma influencia motivadora (força geradora) no avanço da qualidade e desenvolvimento da aprendizagem.
Podemos citar alguns benefícios que se originam a partir do contato com os animais, por exemplo:
A visita de um animal por 12 a 15 minutos:
logo Melhora o funcionamento do coração e dos pulmões;
logo Diminui a libertação de hormônios negativos e baixa os níveis de ansiedade (American Heart Association);
logo Os animais podem agir como poderosos catalisadores sociais (Star Life Services);
logo As visitas de cães ajudam a aliviar o sentimentos de medo, de desespero, de solidão e o isolamento (Star Life Services);
logo Crianças com perturbações da aprendizagem e distúrbios emocionais se beneficiam com a presença de cães, tornando-se mais reativas, otimistas, comunicativas e responsáveis, além de demonstrarem mais compaixão (Star Life Services).
logo Diminui a percepção da dor e ansiedade;
logo Aumenta o nível de endorfina, ajudando a minimizar os efeitos da depressão;
logo Diminui a solidão melhorando consideravelmente o comportamento social;
logo Aumenta o desejo de lutar pela vida (Kawakami & Nakano, 2002; Hagmann, 1999).
logo São catalisadores de comunicação;
logo Estimulam a memória e a atenção;
logo São afetuosos;
logo – Mantêm as crianças ocupadas;
logo – São um foco de atenção;
logo Aumentam a auto-estima já que, de alguma forma, nos projetamos em nossos animais;
logo Estimulação tátil;
Enfim, através do vínculo é que conseguimos os benefícios.
Compartilhando e acreditando nesta idéia é que temos como objetivo específico somar ao currículo da escola a utilização de cachorro, cavalo, ovelha, galinhas, coelhos e pássaros como agentes facilitadores do processo e como metodologia a ser inserida no contexto escolar.
logo As atividades dirigidas com os animais estarão basicamente divididas em três momentos:
1º Momento: 
Atividades livres, lúdicas e descontraídas: momento em que as crianças poderão satisfazer suas curiosidades a cerca do animal;
2º Momento:
Atividade orientada: envolverá a criança e o animal em exercícios que contemplem a os estímulos multisensoriais, a afetividade, a socialização (podendo inclusive melhorar possíveis desvios de comportamento) entre outros.
Nestas atividades estão contemplados o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades e competências das nossas crianças, visando trabalhar com o raciocínio lógico matemático, letramento, artes, movimento, e estudos sociais. Para tanto as educadoras (responsáveis pela execução das atividades, juntamente com o profissional qualificado nesta área) receberão orientações pedagógicas as quais organizarão e facilitarão o desenvolvimento das atividades.
3º Momento:
Cuidando do nosso amigão: trabalhar com os cuidados necessários para a saúde do animal.
Para que tais atividades possam ser realizadas com qualidade e cumprindo com os seus objetivos, teremos profissionais qualificadas para tanto. Estas profissionais realizarão o curso de Educação Assistida por Animais por volta de Agosto de 2012 na cidade de Porto Alegre na Projecto Cursos, até lá “worckshop” sobre o tema Ecoterapia será realizado para dar mais embasamento ao trabalho.
A escola já conta com a real possibilidade de inserção dos animais citados para o desenvolvimento das atividades, uma vez que os mesmos já estão sendo utilizados em projetos mensais da escola.
Histórico TAA/EAA:
Nos anos 70, a chamada Terapia Assistida por Animais começou a ser usada em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. Trata-se de uma terapia na qual os bichinhos são inseridos em tratamentos psicológicos de pessoas com traumas ou portadoras de algum tipo de deficiência, como o autismo. O objetivo dessas terapias é aumentar a auto-estima e a sensação de bem-estar, fortalecer o sistema imunológico e reduzir a ansiedade do paciente.
A TAA é dirigida para promover a saúde física, social, emocional e/ou funções cognitivas através de processo terapêutico formal, com procedimentos e metodologia, amplamente documentado, planejado, tabulado, medido, e com seus resultados avaliados, podendo ser desenvolvido em grupo ou de forma individual (Delta Society, 1996). A hipótese do cão funcionar como um dispositivo terapêutico e potencializar o processo também foi confirmada em pesquisa realizada por nós no Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da PUC-SP, no período de fevereiro de 2006 a agosto de 2007. Nos casos acompanhados, a partir da motivação para o contato com o animal, notamos significativa participação dos pacientes na terapia, corroborando os achados de pesquisas e relatos sobre os efeitos positivos do envolvimento de cães em ambiente terapêuticos diversos (KAWAKAMI, 2002; LEWIS, 2003; BECKER, 2003; DOTTI, 2005; MACAULEY, 2006; OBIHACC, 2006).
Atividade Assistida por Animais (AAA)
- É uma atividade de caráter lúdico, da qual podem advir resultados terapêuticos, recreativos e motivacionais.
- Não contempla objetivos definidos, as visitas são de conteúdo espontâneo e sem duração definida.
- Não há necessidade de documentação e nem avaliação de cada paciente.
Educação Assistida por Animais (EAA)
- Composto de atividades aplicadas no contexto escolar, proporcionando o contato dos alunos com os cães com o objetivo de promover a aprendizagem, estimulando o desenvolvimento psicomotor e psicossocial do menor, tratando-lhes as perturbações de comportamento.
Pontos importantes sobre TAA, AAA e EAA
- Em ambas, o animal é uma influência motivadora que melhora a qualidade do tratamento, sempre e quando sob orientação de um profissional qualificado.
- Geralmente o cão é um dos animais mais utilizados em Intervenções Assistidas por Animais. Pois é um estímulo multisensorial, que chama a atenção dos pacientes.
- A sua presença tem como finalidade torná-los mais cooperantes e, a médio prazo, a generalização dos comportamentos gerados nas sessões à vida quotidiana.
- O treino avançado dos cães permite efetuar exercícios complexos que captam de tal forma a atenção dos pacientes, que estes mantêm a sua concentração e atitude positiva mediante às experiências.
Considerações finais:
Dentro desta perspectiva estamos nos empenhando para oferecer um atendimento pedagógico qualificado e diferenciado para nossas crianças, pois acreditamos que é nesta etapa da vida que os primeiros referenciais se formam e são incorporados pela criança, sejam eles no ambiente familiar e/ou escolar, portanto a o fazer pedagógico da escola é fundamental para que a criança se torne um ser ativo e capaz, que pode ampliar seus conhecimentos, suas experiências e buscar a sua autonomia na medida em que se estabelecem relações de troca com o seu universo físico e sócio – cultural; transformando sua realidade, ao mesmo tempo em que é transformado pelo seu modo de agir no mundo.

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