Como Elaborar um plano de Aula ou um
Projeto
1. TEMA
Em primeiro lugar você precisa de um
tema, relacionado ao conteúdo trabalhado. Escolha um tema simples, de acordo
com a disciplina em pauta.
2. TURMA
Aqui você precisa identificar sua
turma, para poder aplicar o conteúdo adequado para esta faixa etária, de acordo
com suas necessidades
e dificuldades.
3. DURAÇÃO
Aqui você precisa determinar a duração
do seu plano de aula. Este tempo vai variar de acordo com a necessidade de
aplicação de cada uma das atividades propostas.
Qual são os objetivos desta aula? O que
você pretende ensinar com ela? Alguns exemplos de objetivos que podem ser
aplicados em seu planejamento:
- Mostrar as diferentes formas de
linguagens;
- Desenvolver a coordenação motora;
- Trabalhar a linguagem oral, atenção,
e criatividade;
- Desenvolver/Estimular a motricidade
fina;
- Experimentar e desenvolver atividades
manuais;
3. CONTEÚDOS
Aqui você vai especificar o o conteúdo
ligado ao seu planejamento escolar.Exemplo: coordenação motora, formação
humana, natureza e sociedade, leitura e comparação de números, linguagem, etc.
5. RECURSOS
Quais os materiais você vai utilizar no
seu planejamento? Cite aqui todos os possíveis materiais necessários para a
aplicação do seu plano de aula. Exemplo: lápis de cor e giz de cera, TV e DVD,
massinha, tinta e meleca, revistas, livros, sucata, rótulos de embalagens e
outros.
6. DESENVOLVIMENTO
Aqui você vai explicar como será aplicado
o seu plano de aula, passo a passo. Proponha todas as atividades, brincadeiras,
jogos, como irá utilizar os recursos escolhidos. Você pode explicar isto
acrescentando alguns tópicos na ordem correta de como será o desenvolvimento.
Exemplo:
- Acolhimento
- Música para recepção
- História com livro
- Vídeo
- Reconto com fantoches
- Rodinha de conversa
- Lanchinho
- Oficina
- Despedida
Como realizar algumas atividades
propostas
Acolhimento - Receba os alunos com abraços e beijos,
desejando-lhe boas vindas. Aqui você pode identificar cada um com crachás para
uma melhor apresentação e já trabalhar as letras do alfabeto. Uma música bem
alegre, já relacionada ao tema trabalhado é muito sugestiva também para este
momento introdutório.
História com livro (nome do
livro) - Se você tem um livro que vai
trabalhar no seu planejamento agora é a hora de sentar toda a turminha e
começar a trabalhar o livro. Apresente o livro de forma criativa e cativante,
falando dos personagens. Você pode fazer uma leitura dinâmica com
acompanhamento pelos alunos (um livro para cada um) ou também distribuir xerox
do livro. Outras sugestões criativas: fantoches e dedoches dos personagens,
recontação da história, dramatização...
Vídeo (nome do vídeo)- Um vídeo relacionado ao tema ou filme pode ser
aplicado de forma lúdica aqui. Que tal organizar uma rodada de filme e pipoca?
Rodinha de conversa- Sentar com a turminha no chão, na sala ou ao ar
livre, para discutir o tema trabalhado. Fale sobre o livro, sobre o vídeo,
sugerindo outro fim para a história, o que elas pensam sobre o assunto, o que
fariam a respeito. Instigue questões e espere com calma as resposta,
respeitando cada uma delas e incentivando os amiguinhos a fazer o mesmo.
Intervalo e lanche -Prepare com antecedência um saboroso lanche que
pode também ser relacionado ao tema. Alimentos divertidos são uma ótima opção!
Oficina de sucata- Esta é uma ótima dica para ser acrescentada ao
todos os projetos e planos de aula. Nela você pode confeccionar lembrancinhas
com os alunos relacionadas ao tema trabalhado usando reciclagem de vários
materiais e sucata.
Despedida- Despedir cada aluno com carinho, atenção e
alegria é muito importante. Só assim eles se sentirão amados e terão vontade de
voltar no outro dia, o que tornará suas aulas mais dinâmicas.
7. AVALIAÇÃO
Qual foi sua meta? Ela foi
alcançada? Avaliar cada criança durante o processo de ensino e aprendizagem é
muito importante. Todos devem ser avaliados quanto à capacidade de comunicação,
reações em cada atividade, como cada um reagiu diante às situações e aos
desafios propostos, a interação individual de cada um com os colegas, anotando
tudo que foi falado na roda de conversa com muita atenção. Algumas dessas
informações, poderá ser muito útil para o portfólio de seus alunos.
Comentários
Postar um comentário