Projeto Multidisciplinar


Universidade Anhanguera-Uniderp
centro de educação a distância
pólo de apoio presencial
Pedagogia – 3º semestre- turma: n31



PROJETO
                                                                            
                                                                             
                                                                             
                                                                             Tutor presencial: Janete Reis Peixoto Borges






sOBRADINHO-DF

Sumário

Desafio.......................................................................................................................................3














Desafio

O Projeto deverá conter:
a)      Público-alvo
b)      Perfil da turma para qual a aula será preparada
c)      Tempo de duração
d)     Tema da aula
e)      Justificativa
f)       Objetivos da aula a ser planejada
g)      Conteúdo previsto para a aula
h)      Procedimentos de Ensino e Método
i)        Recursos de Ensino
j)        Avaliação
k)      Recursos Materiais
l)        Referências Bibliográficas










Introdução


Apresentaremos as reflexões da equipe sobre a visita realizada no Instituto Educacional Santo Elias e as observações quanto à maturidade, desenvolvimento cognitivo e as devidas especificidades do devido contexto.
Este trabalho também apresenta um Plano de Aula que busca interagir a alfabetização, com intuito de contribuir para ampliação de informações, QUANTO LIXO PRODUZIU, proporcionando aos alunos conhecimentos e curiosidades.
Com o objetivo de dar início ao processo de alfabetização, sem, no entanto, deixar o lúdico de lado em momento algum, a maneira como nos relacionamos com o ambiente e com as pessoas que nos cercam, constitui o nosso modo de viver. Portanto, a nossa vida nunca é isolada ou separada da sociedade na qual estamos inseridos.
Um grande conflito pelo qual a humanidade passa é repensar a relação que mantemos com o Meio Ambiente. Assim sendo, quanto mais cedo às crianças perceberem que fazem parte da natureza, será melhor para sua convivência futura.
As crianças que vivem nos grandes centros urbanos associam a palavra natureza apenas o campo a um sítio, uma fazenda, à praia ou à floresta. Poucas são aquelas que percebem o bairro da escola ou de sua residência como natureza. Mas, é preciso que desde a Educação Infantil, as crianças compreendam que, ainda que transformadas pela ação humana, as cidades onde moraram fazem parte da natureza e do meio ambiente. 
Sobretudo, refletimos que trabalhar o lixo que produzimos desperta o interesse das crianças conscientizando-as de que qualquer ser humano é um produtor de lixo, fazendo com que elas percebam a quantidade de lixo que uma família produz, incentivando-as a identificar os tipos de lixo, que podem ser reciclados, e diferenciar os tipos de lixo produzidos.
Um dos objetivos desta pesquisa foi avaliar as dificuldades em distinguir a questão seletiva do lixo, e a sua forma certa de destinação. A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade, além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, significando grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios.

Projeto Multidisciplinar

Neste relatório abordaremos um Projeto de uma escola de Sobradinho com a turma do 1° Ano do Ensino Fundamental, contendo 26 alunos na faixa etária de 06 e 07 anos, sendo heterogênea, com habilidades diferentes e alguns com dificuldades que requer um acompanhamento diferenciado para o trabalho.
Participaram com afinco das atividades propostas e foi latente a diferença entre a aprendizagem por meio do contexto lúdico e aprendizagem linear, sendo necessárias duas horas de aula, onde abordaremos o assunto: QUANTO LIXO PRODUZIU!
Trabalhando o reconhecimento natureza e sociedade, lixo e reciclagem, desenvolvendo suas habilidades senso motora na prática e na oralidade, vivenciando a coleta seletiva do lixo, levando as crianças a entender como lidar com o lixo no dia a dia.
Solicitamos às crianças que tragam de casa a produção de um dia de lixo, sendo importante que tragam somente resíduos inorgânicos como as embalagens, sem arestas cortantes e que não apresentem perigo a elas, fazendo com que elas manipulem livremente, levando-as a brincarem com o lixo e observando como elas fazem isso.
Classificando os tipos de embalagens, introduzindo perguntas para que eles percebam que a quantidade de lixo trazida por cada uma das crianças muda de acordo com os hábitos familiares. É possível ainda que as crianças já queiram separar as embalagens de acordo com critérios que elas mesmas vão estabelecer (cores e formas).           
      Demonstramos a eles que para cada tipo de lixo há, um recipiente específico: PRETO para Resíduos Não Recicláveis, AZUL para Resíduos de Papel, VERDE para Resíduos de Vidro,  VERMELHO para Resíduos de Plástico  , AMARELO para  Resíduo de Metal.

 

Com a demonstração, eles confeccionaram com caixinhas de leite cestos coloridos com a identificação do tipo de lixo que pode ser jogado neles. Com este entendimento, houve a percepção do que pode ser reaproveitado ou reciclado.
As crianças apresentaram um ótimo desenvolvimento e também não tiveram dificuldades para identificar o verdadeiro sentido do processo seletivo do lixo, tornando a aprendizagem verdadeiramente significativa e concreta ao contexto infantil, fazendo com que fiquem tão envolvidas nas atividades propostas, refletindo em uma ação seus sentimentos e emoções.
A abordagem que fizemos no contexto de introduzir o QUANTO LIXO PRODUZIU, nos traz à tona a sustentabilidade, pois é importante para que as crianças possam refletir um pouco mais sobre a produção do lixo e para onde se destina as toneladas diárias de resíduos. A criança deve entender a importância da sustentabilidade e de pequenas atitudes para preservar a natureza, de forma lúdica, criativa e contextualizada, trabalhar a interdisciplinaridade com o auxílio do texto, da música, para introduzir a importância de QUANTO LIXO PRODUZIU!
Justifica-se a realização deste projeto interdisciplinar dar ênfase a importância da preservação como forma de reflexão individual e coletiva do educando,
utilizando receitas culinárias feitas a partir de cascas de frutas que, geralmente são desprezadas no lixo, como casca de bananas, abacaxis, laranjas etc.
Elaboramos questões relacionadas ao tipo de lixo, quantidade e destinações a reciclagem de garrafas pet na construção de porta lápis, bolsas e flores. Por meio deles podemos promover valores e fazer com que a alfabetização aconteça de maneira natural, prazerosa e rica em conhecimento levando à conscientização de que qualquer ser humano é um produtor de lixo.
Com isso, eles percebam a quantidade de lixo que uma família pode produzir, com intuito de contribuir para a ampliação de informações sobre o mundo que os cercam, proporcionando conhecimentos e curiosidades.

Objetivos Educacionais


            Os Objetivos Educacionais são importantes no desenvolvimento do trabalho docente, pois o fato de que a prática educativa e socialmente determinada, respondendo as exigências e expectativas dos grupos e classes sociais existentes na sociedade, cujos propósitos são antagônicos em relação ao tipo de homem a educar, e às tarefas que este deve desempenhar nas diversas esferas da vida. A prática educativa atua no desenvolvimento individual e social dos indivíduos, proporcionando conhecimentos e experiências acumuladas.  
 Expressam propósitos definidos os objetivos educacionais explícitos quanto ao     desenvolvimento das qualidades humanas que todos os indivíduos precisam adquirir para se capacitarem para as lutas sociais de transformação da sociedade. Não há prática educativa sem objetivos.
Existem três objetivos para formulação da Educação:
·         Os valores e ideais na legislação educacional expressam propósitos das forças políticas.
·         Os conteúdos básicos, produzidos e elaborados na prática social.
·         As necessidades e expectativas de formação cultural.
Os professores que não tomam partido de forma consciente e crítica, ante as contradições sociais, acabam repassando para a prática profissional valores, ideais, concepções sobre a sociedade contrárias aos interesses da população. Assim sendo, os objetivos educacionais são uma exigência indispensável para o trabalho docente, requerendo um posicionamento ativo do professor em sua explicitação, seja no planejamento escolar, seja no desenvolvimento das aulas.
Consideramos dois níveis de objetivos educacionais:
 Objetivos Gerais expressam propósitos mais amplos a cerca do papel da escola e do ensino, diante das exigências postas pela realidade social e da personalidade dos alunos. Os Objetivos Gerais definem perspectivas da prática educativa na sociedade, que serão depois convertidas em objetivos específicos de cada matéria de ensino, conforme os graus escolares e níveis de idade dos alunos.
Objetivos Específicos determinam exigências e resultados esperados das atividades dos alunos, referentes a conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções cuja aquisição e desenvolvimento, ocorrem no processo de transmissão das matérias de estudo.
O professor além de vincular os Objetivos Específicos aos Objetivos Gerais deve, também, seguir às seguintes recomendações:
·         Especificar os conhecimentos, habilidades, capacidades em situações futuras, na Escola e na prática;
·         Observar uma sequência lógica, formando uma rede de relações na sua cabeça;
·         Dosar o grau de dificuldade, de modo que expressem desafios, problemas, questões estimulantes e também visíveis.
Os conteúdos devem ser instrumentos para alcançar objetivos. Representando o conjunto de conhecimentos que possibilita aos alunos desenvolver capacidades. O professor deve selecionar os conteúdos a serem trabalhados em função dos Objetivos propostos.
Conteúdos são partes da Matéria Prima e representam Bens Culturais transformados em Bens Pedagógicos, adaptados e elaborados. É importante selecionar os Bens Culturais formativos capazes de estimular o aluno. É necessário planejar metodicamente o trabalho com precisão, evitando a improvisação.

Conteúdos De Ensino

Os conteúdos são selecionados e ordenados fora da Instituição Escolar, totalmente externo as práticas pedagógicas, separando o contexto externo do interno, o que dificulta o conhecimento.
O currículo deve ser compreendido como algo mais do que conteúdo intelectual, uma vez que devem ser desenvolvidas no educando habilidades, atitudes, éticas, além de estimular o conhecimento que por sua vez deve ser articulado com a realidade social vivenciado pelo educando de modo a desenvolver sua criticidade e maior compreensão da realidade.
Porém, respeitar a realidade do educando não significa resumir o conhecimento a esse contexto às concepções e conhecimentos que o professor possui, irão influenciar e direcionar a transmissão do saber.
O currículo oculto tem o papel de moldar o cidadão à medida que possui uma dimensão sociopolítica, sendo desse modo o responsável muitas vezes pelo fracasso escolar.
O discurso a respeito do currículo deve considerar a realidade do professor de modo que ajuste teoria à prática, assim sendo, boas ideias devem ser refletidas e analisadas adequando-as.
O currículo não deve ser visto como uma lista de conteúdos a serem seguidos trabalhados, mas sim, como concepção de sujeito que se deseja formar. Assim sendo, não existe uma concepção de currículo, uma vez que ele pode assumir diversas formas.

Procedimentos De Ensino- Aprendizagem


O objetivo sobre a escolha dos procedimentos de ensino e organização das experiências de aprendizagem é refletir sobre a importância da utilização das estratégias de ensino para a construção de uma aprendizagem significativa.
A função dos procedimentos de ensino-aprendizagem usados pelo professor é facilitar o processo de reconstrução do conhecimento por parte do aluno. Esses procedimentos de ensino devem contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios do pensamento e participe ativamente das experiências de aprendizagem.
O método de ensino é um procedimento didático caracterizado por certas fases e operações para alcançar um objetivo previsto. É o conjunto organizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem do aluno.
Ao escolher um procedimento de ensino, o professor deve considerar como critério de seleção os seguintes aspectos básicos:
a-      Adequação aos objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem;
b-      A natureza do conteúdo a serem ensinados e o tipo de aprendizagem a efetivar-se;
c-      As características dos alunos;
d-     As condições físicas e os tempos disponíveis;
Os métodos de ensino são classificados em: Métodos Verbais, Métodos Ativos e Métodos Intuitivos e Audiovisuais. Os Métodos Ativos subdividem-se em: Individualizados, Socializados e Socioindividualizados.
O professor deve variar os procedimentos didáticos, deve favorecer a compreensão, a assimilação, e a construção do conhecimento por parte do aluno. Deve estar atento para oferecer aos alunos situações que lhe permita comparar, estabelecer relações, classificar e ordenar.
O Método Expositivo é um dos procedimentos didáticos mais antigos tradicionais. A Aula Expositiva tem sido realizada com mais frequência, em sua forma aberta e dialogada.
No estudo dirigido, o aluno estuda um conteúdo tendo por base um roteiro formulado pelo professor. O Método Montessori, baseia-se uma concepção vital de homem e de mundo. Fundamenta-se nos princípios de liberdade, atividade, vitalidade e individualidade. 
Durante o processo de ensino-aprendizagem, dá-se a interação entre o instrutor/ educador e participante/ educando, gerando a transformação de ambos. Isto ocorre porque a interação possibilita uma troca.
Ressalta-se que o processo de ensino compõe-se dos objetivos, conteúdos, técnicas e condições que se estabelecem nos planos instrucionais elaborados.
Ensinar, portanto, é o ato de facilitar a aprendizagem e, para que haja realmente a facilitação da aprendizagem, é necessário que o instrutor:
Saiba que sua atividade é eminentemente social e que sua ação influi sobre os acontecimentos em curso no seu meio, busque permanentemente o aperfeiçoamento e a atualização de conhecimento técnico-científico e pratique a metodologia mais adequada ao processo educativo, proceda à análise de sua própria realidade pessoal e examine com alto-consciência crítica sua conduta e seu desempenho.
Saiba que no processo ensino aprendizagem é um processo dinâmico e complexo que consiste em assimilar e produzir, de forma ativa, conhecimentos e formas. Implica a busca de informações, de novas habilidades, a adaptação às mudanças e a modificação de atitudes e comportamento.
Técnicas Individualizantes: Oportunizam o trabalho individualizado, enriquecendo a segurança de posicionamento do participante, sua independência e capacidade de tomar decisões por si próprias.  
Algumas técnicas individualizantes: Leitura de texto, instrução programada, pesquisa de um assunto, estudo de caso e demonstração.
Técnicas Socializantes: Oportunizam a interação como o grupo, favorecem as habilidades de comunicação, participação, respeito mútuo, integração entre os membros do grupo e a consciência democrática.
Com relação à técnica Instrucional, ressalta-se a necessidade de o instrutor: Conhecer todos os passos que a permeiam, planejando-a; Ser claro ao expor suas intenções para com o uso daquela técnica; Envolver e motivar a turma.

Avaliação


O ato de avaliar dar-se em três passos fundamentais: constatar a realidade, qualificar a realidade constatada, tomar decisão a partir da qualificação efetuada sobre a realidade constada, tendo uma teoria pedagógica construtiva.
A avaliação escolar é um processo que tem como objetivo permitir ao professor e a escola acompanhar o desempenho do aluno. Deve possibilitar o acompanhamento do aluno em seu cotidiano escolar, ajudando na identificação de seus processos e retrocessos, de suas dificuldades e facilidades.
A avaliação escolar, permite ao professor um retorno constante da adequação das atividades realizadas em classe e do desempenho ao aluno, é de fundamental importância para garantir ao professor o direcionamento de suas atividades em sala de aula.
O constante contato com o aluno e a observação direta permite o uso de instrumentos variados para analisar facetas diferenciadas do desempenho do aluno, favorecendo orientações para a tomada de decisão. O professor pode usar ferramentas como: roteiros de observação do caderno, seminários de classe, portfólios, questionários, bem como a aplicação de testes.
Os modelos de avaliação do processo ensino-aprendizagem do aluno são inúmeros. Entendemos que o aluno é o ponto mais importante a ser levado em consideração pelo professor, em um processo de avaliação.
O educador que estiver disposto a dar um novo encaminhamento para a prática da avaliação escolar deverá estar preocupado em redefinir ou definir os rumos de sua ação pedagógica, atentando para os princípios que norteiam esta nova prática, sendo o diálogo uma das primícias básicas na busca de investigar, problematizar, emancipar e ampliar perspectivas.
Para uma avaliação compatível, o professor não poderá ficar somente no discurso, deverá diversificar os instrumentos avaliativos do seu aluno.
A revolução na educação está nas mãos do educador. Talvez, ele deva fazer uma revolução em seus conceitos, filosofia de vida e ideologia e, entrar seguro na luta por uma educação que emancipar o indivíduo e transforme a sociedade.

Relatório Final

Em diversos contextos de aprendizagem, visamos apresentar reflexões da equipe em uma visita feita no Instituto Educacional Santo Elias, para observarmos o desenvolvimento dos alunos com relação o “Quanto Lixo Produziu”, assim proporcionando aos alunos conhecimentos e curiosidades.
 Podemos perceber que os alunos tinham uma dificuldade imensa em distinguirem a questão seletiva do lixo, e a sua forma certa de destinação.
A Coleta Seletiva de Lixo é de extrema importância para a sociedade, tendo como vantagem o Meio Ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de Coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Abordamos o reconhecimento natureza e sociedade, lixo e reciclagem, desenvolvendo suas habilidades senso-motor na prática e na oralidade, vivenciando a coleta seletiva do lixo, levando as crianças a entender como lidar com o lixo no dia-dia.
Introduzimos juntos com as crianças a separação dos lixos, estabelecendo cores e formas para cada resíduo.
A abordagem que fizemos no contexto de introduzir o Quanto Lixo Produziu, nos trás à tona a Sustentabilidade, pois é importante para que as crianças possam refletir um pouco mais sobre a produção de lixo e para onde se destina as toneladas diárias de resíduos.
As crianças devem entender a importância da sustentabilidade e de pequenas atitudes para preservar a natureza de forma criativa e contextualizada, levando-as a conscientização de que qualquer ser humano é um produtor de lixo. Perceberam a quantidade de lixo que sua família pode produzir, assim ampliando seus horizontes sobre o mundo que os cercam, proporcionando aos alunos conhecimentos, curiosidades e acima de tudo um aprendizado eficiente.
A educação sendo uma atividade humana se realiza em função de propósitos e metas. No processo pedagógico, a atuação de educadores e educando estão voltadas para a consecução de objetivos.
O professor consciencioso, quando entra numa sala de aula e ao iniciar seu trabalho, ele já tem em mente, ainda que de maneira implícita os objetivos a serem atingidos. Ele sabe que, se desenvolver um trabalho sem ter um alvo definido, corre o risco de fracassar.
Portanto, a formulação explícita dos objetivos educacionais dá segurança ao educador, pois orienta sua atenção pedagógica, ajudando-o na seleção dos meios adequados para realizar  o seu trabalho.
A concepção temista da educação enfatiza o papel do especialista de educação como planejador, e do professor como elemento que iria operacionalizar esse planejamento.
Deve haver uma unidade e coerência entre as duas fases do planejamento e execução do trabalho didático, deve haver uma harmonia e adequação entre a definição de objetivos, a seleção de conteúdos, a escolha de procedimentos de ensino e a determinação das formas de avaliação.
A linguagem usada para expressar um objetivo específico deve ser clara e precisa. Um objetivo bem definido torna mais fácil a tarefa do professor de selecionar as atividades docentes e discentes e de estabelecer os procedimentos mais adequados para a concretização do processo ensino-aprendizagem.
Os objetivos gerais são amplos, são úteis no delineamento essencial de um curso e têm o seu valor como objetivos a serem atingidos à longo prazo no final do processo educativo.
Os conteúdos devem ser instrumentos para alcançar objetivos, sendo o conjunto de conhecimentos que possibilita desenvolver a capacidade dos alunos.
Conteúdos são partes da Matéria Prima e representam Bens Culturais transformados em Bens Pedagógicos, adaptados e elaborados.
O currículo deve ser compreendido como algo mais do que intelectual, devem ser desenvolvidas Habilidades, Atitudes, Éticas, além de desenvolver sua criticidade e maior compreensão da realidade. O currículo oculto tem o papel de moldar o cidadão à muitas vezes pelo fracasso escolar.
O currículo não deve ser visto como uma lista de conteúdos, e sim, como concepção sujeita que se deseja formar, e que pode assumir diversas formas.
A função dos procedimentos de ensino-aprendizagem usados pelo professor é operações para alcançar um objetivo previsto.
O professor deve considerar como critério de seleção os seguintes aspectos básicos:
·         Adequação aos objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem;
·         A natureza do conteúdo a serem ensinados e o tipo de aprendizagem a efetivar-se:
·         As características dos alunos:
·         As condições físicas e os tempos disponíveis.
Os Métodos de Ensino são classificados em: Métodos Verbais, Métodos Ativos e Métodos Intuitivos e Audiovisuais.
Os Métodos Ativos subdividem-se em Individualizados, Socializados e Socioindividualizados.
O Método Expositivo é um dos procedimentos didáticos mais antigos tradicionais. No estudo dirigido, o aluno estuda um conteúdo tendo por base um roteiro formulado pelo professor.
O Método Montessori, baseia-se uma concepção vital de homem e de mundo. Fundamenta-se nos princípios de liberdade, atividade, vitalidade e individualidade.
Ressalta-se que o processo de ensino compõe-se dos objetivos, conteúdos, técnicas e condições que se estabelecem nos planos instrucionais elaborados.
Ensinar é o ato de facilitar a aprendizagem. É necessário que o instrutor saiba que sua atividade é eminentemente social e que no processo ensino aprendizagem é um processo dinâmico e complexo que consiste em assimilar e produzir, de forma ativa, conhecimentos e formas.
Técnicas Individualizantes: Oportunizam o trabalho individualizado, sendo a leitura de texto, instrução programada, pesquisa de um assunto, estudo de caso e demonstração.
Técnicas Socializantes: Oportunizam a interação como os membros do grupo.
Com relação à técnica Instrucional, ressalta-se a necessidade de o instrutor, ser claro e expor suas intenções para envolver e motivar a turma.
Dentro de uma concepção pedagógica mais moderna, baseada na Psicologia Genética, a educação é concebida como a vivência de experiências múltiplas e variadas tendo em vista o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social do educando.
Educar é formar e aprender é construir o próprio saber, a avaliação possui dimensões mais abrangentes. Ela não se resume em apenas atribuir notas.
A educação renovada não mudou apenas os métodos de ensino, que se tornaram ativos, mas influem também sobre a concepção de avaliação.
O conceito de avaliação está ligado a uma concepção pedagógica mais ampla, uma visão de educação.
O professor responsável, seguro de seu trabalho docente que ensina as atividades de aprendizagem dos alunos, colaborando com eles na aquisição de conhecimentos, ele faz a avaliação como uma forma de diagnóstico dos avanços e dificuldades dos alunos e como indicador para o replanejamento de seu trabalho docente. Com isso, a avaliação ajuda o aluno a progredir na aprendizagem, e o professor a aperfeiçoar sua prática pedagógica.
A avaliação em termos gerais é um processo de coleta e análise de dados, para analisar se os objetivos propostos foram alcançados.
A avaliação da aprendizagem do aluno está ligada à avaliação do trabalho do professor. Ao avaliar o que o aluno aprendeu, o professor está avaliando o que ele conseguiu ensinar. Ao avaliar os avanços e as dificuldades dos alunos na aprendizagem, o professor colhe indicações de como deve prosseguir e orientar a sua prática pedagógica, buscando melhorar. É por isso que a avaliação contribui para a melhoria da qualidade de aprendizagem e do ensino.
Muito profissional da área da educação tem visto a avaliação como um instrumento de medir e avaliar a aprendizagem dos alunos.
Atualmente, os testes são empregados em larga escala na educação. Os professores devem ter muito cuidado na utilização deste recurso, pois nem todos os resultados do ensino podem ser medidos através dos testes.
A solução das técnicas e dos instrumentos de avaliação deve ser realizada durante o processo de planejamento de ensino, para que haja melhor adequação dos recursos de avaliação, aos objetivos previstos, aos conteúdos estabelecidos e as atividades propostas para o ensino-aprendizagem.
A prática da auto-avaliação cria condições para que o aluno tenha participação mais ampla e ativa no processo de aprendizagem, porque ele tem oportunidade de analisar seu progresso nos estudos, bem como as atividades e o comportamento diante do professor e dos colegas.
A prova oral tem como função principal: avaliar conhecimentos e habilidades de expressão oral. Por isso é recomendada no ensino de línguas. É utilizada no ensino de línguas estrangeiras, para verificar a pronúncia, a construção correta da frase e a fluência do vocabulário.
Para avaliar as várias dimensões do comportamento do aluno, é necessário o uso conjunto de várias técnicas e instrumento de avaliação, que devem ser selecionados tendo em vista os objetivos propostos.
A avaliação efetiva dará durante o processo nas relações dinâmico de sala de aula, que orientam as tomadas de decisões frequentes, relacionadas ao tratamento de conteúdo e a melhor forma de compreensão e produção do conhecimento pelo aluno.

Considerações Finais

 
Neste trabalho, propusemo-nos a elaborar um plano de aula, onde abordaremos o Quanto Lixo Produziu! Trabalhando o reconhecimento natureza e sociedade, lixo e reciclagem, fazendo com que as crianças desenvolvam suas habilidades.
Neste plano de aula procuramos compreender as especificidades da racionalização de diferentes tipos de lixos, com o objetivo de especificar os recipientes para cada resíduo, compreendemos que através dessa demonstração houve um aprendizado maior, como os danos ecológicos que são irreparáveis ao Meio Ambiente.
Nosso papel é pressionar nossos municípios a criar programas de COLETAS SELETIVAS e a promover e incentivar as indústrias de reciclagem.
Percebemos que o plano de aula é indispensável à prática docente. É através dele que nós educadores evitaremos a improvisação e conseguimos ter uma melhor avaliação do nosso trabalho, desenvolvendo um olhar mais amplo no que está funcionando em sala e o que precisa de modificação, assim alcançaremos um melhor resultado.
A partir daí, o plano de aula se torna um aprendizado não só para o aluno como também para o professor.
O professor que transmite credibilidade facilita a comunicação com os alunos e a disposição para aprender.
Podemos dizer que hoje é preciso que tanto os educadores, quanto os educandos compreendam a importância da sustentabilidade, fazendo com que reflitam um pouco mais sobre a produção do lixo, e valorizando o mundo em que vivemos como forma de reflexão e coletividade.
Fazendo com que as crianças dêem a devida importância da sustentabilidade e de pequenas atitudes para preservar a natureza, de forma criativa, trabalhando a interdisciplinaridade.

Referências Bibliográficas



Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo, Ática, 1988.
Bordenave, J.D & Pereira, A.M. Estratégias de ensino- aprendizagem . Petrópolis, Vozes, 1986.
Curso de Didática Geral- Regina Célia C. Haydt – Editora Ática

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