Universidade
Anhanguera-Uniderp
centro de
educação a distância
pólo de
apoio presencial
Pedagogia –
3º semestre- turma: n31
PROJETO
Tutor
presencial: Janete Reis Peixoto Borges
sOBRADINHO-DF
Sumário
Desafio.......................................................................................................................................3
Desafio
O
Projeto deverá conter:
a)
Público-alvo
b)
Perfil da turma para qual a aula será
preparada
c)
Tempo de duração
d) Tema
da aula
e)
Justificativa
f)
Objetivos da aula a ser planejada
g)
Conteúdo previsto para a aula
h)
Procedimentos de Ensino e Método
i)
Recursos de Ensino
j)
Avaliação
k)
Recursos Materiais
l)
Referências Bibliográficas
Introdução
Apresentaremos as reflexões da equipe
sobre a visita realizada no Instituto Educacional Santo Elias e as observações quanto
à maturidade, desenvolvimento cognitivo e as devidas especificidades do devido
contexto.
Este trabalho também apresenta um Plano
de Aula que busca interagir a alfabetização, com intuito de contribuir para
ampliação de informações, QUANTO LIXO
PRODUZIU, proporcionando aos alunos conhecimentos e curiosidades.
Com o objetivo de dar início ao processo
de alfabetização, sem, no entanto, deixar o lúdico de lado em momento algum, a
maneira como nos relacionamos com o ambiente e com as pessoas que nos cercam,
constitui o nosso modo de viver. Portanto, a nossa vida nunca é isolada ou
separada da sociedade na qual estamos inseridos.
Um grande conflito pelo qual a
humanidade passa é repensar a relação que mantemos com o Meio Ambiente. Assim
sendo, quanto mais cedo às crianças perceberem que fazem parte da natureza,
será melhor para sua convivência futura.
As crianças que vivem nos grandes
centros urbanos associam a palavra natureza apenas o campo a um sítio, uma
fazenda, à praia ou à floresta. Poucas são aquelas que percebem o bairro da
escola ou de sua residência como natureza. Mas, é preciso que desde a Educação
Infantil, as crianças compreendam que, ainda que transformadas pela ação
humana, as cidades onde moraram fazem parte da natureza e do meio
ambiente.
Sobretudo, refletimos que trabalhar o
lixo que produzimos desperta o interesse das crianças conscientizando-as de que
qualquer ser humano é um produtor de lixo, fazendo com que elas percebam a
quantidade de lixo que uma família produz, incentivando-as a identificar os
tipos de lixo, que podem ser reciclados, e diferenciar os tipos de lixo
produzidos.
Um dos objetivos desta pesquisa foi avaliar
as dificuldades em distinguir a questão seletiva do lixo, e a sua forma certa
de destinação. A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a
sociedade, além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as
empresas, significando grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui
a poluição dos solos e rios.
Projeto Multidisciplinar
Neste relatório abordaremos um Projeto de
uma escola de Sobradinho com a turma do 1° Ano do Ensino Fundamental, contendo
26 alunos na faixa etária de 06 e 07 anos, sendo heterogênea, com habilidades
diferentes e alguns com dificuldades que requer um acompanhamento diferenciado
para o trabalho.
Participaram com afinco das atividades
propostas e foi latente a diferença entre a aprendizagem por meio do contexto
lúdico e aprendizagem linear, sendo necessárias duas horas de aula, onde abordaremos
o assunto: QUANTO LIXO PRODUZIU!
Trabalhando o reconhecimento natureza e sociedade,
lixo e reciclagem, desenvolvendo suas habilidades senso motora na prática e na
oralidade, vivenciando a coleta seletiva do lixo, levando as crianças a entender
como lidar com o lixo no dia a dia.
Solicitamos às crianças que tragam de
casa a produção de um dia de lixo, sendo importante que tragam somente resíduos
inorgânicos como as embalagens, sem arestas cortantes e que não apresentem
perigo a elas, fazendo com que elas manipulem livremente, levando-as a
brincarem com o lixo e observando como elas fazem isso.
Classificando os tipos de embalagens, introduzindo
perguntas para que eles percebam que a quantidade de lixo trazida por cada uma
das crianças muda de acordo com os hábitos familiares. É possível ainda que as
crianças já queiram separar as embalagens de acordo com critérios que elas
mesmas vão estabelecer (cores e formas).
Demonstramos a eles que para cada tipo de
lixo há, um recipiente específico: PRETO
para Resíduos Não Recicláveis, AZUL para
Resíduos de Papel, VERDE para
Resíduos de Vidro, VERMELHO para Resíduos de Plástico
, AMARELO para Resíduo de Metal.

Com
a demonstração, eles confeccionaram com caixinhas de leite cestos coloridos com
a identificação do tipo de lixo que pode ser jogado neles. Com este
entendimento, houve a percepção do que pode ser reaproveitado ou reciclado.
As
crianças apresentaram um ótimo desenvolvimento e também não tiveram
dificuldades para identificar o verdadeiro sentido do processo seletivo do
lixo, tornando a aprendizagem verdadeiramente significativa e concreta ao
contexto infantil, fazendo com que fiquem tão envolvidas nas atividades
propostas, refletindo em uma ação seus sentimentos e emoções.
A
abordagem que fizemos no contexto de introduzir o QUANTO LIXO PRODUZIU, nos traz à tona a sustentabilidade, pois é importante
para que as crianças possam refletir um pouco mais sobre a produção do lixo e
para onde se destina as toneladas diárias de resíduos. A criança deve entender
a importância da sustentabilidade e de pequenas atitudes para preservar a
natureza, de forma lúdica, criativa e contextualizada, trabalhar a
interdisciplinaridade com o auxílio do texto, da música, para introduzir a
importância de QUANTO LIXO PRODUZIU!
Justifica-se
a realização deste projeto interdisciplinar dar ênfase a importância da
preservação como forma de reflexão individual e coletiva do educando,
utilizando receitas culinárias feitas a partir de cascas de frutas que, geralmente são desprezadas no lixo, como casca de bananas, abacaxis, laranjas etc.
utilizando receitas culinárias feitas a partir de cascas de frutas que, geralmente são desprezadas no lixo, como casca de bananas, abacaxis, laranjas etc.
Elaboramos
questões relacionadas ao tipo de lixo, quantidade e destinações a reciclagem de
garrafas pet na construção de porta lápis, bolsas e flores. Por meio deles
podemos promover valores e fazer com que a alfabetização aconteça de maneira
natural, prazerosa e rica em conhecimento levando à conscientização de que
qualquer ser humano é um produtor de lixo.
Com
isso, eles percebam a quantidade de lixo que uma família pode produzir, com
intuito de contribuir para a ampliação de informações sobre o mundo que os
cercam, proporcionando conhecimentos e curiosidades.
Objetivos
Educacionais
Os Objetivos Educacionais são importantes no desenvolvimento do trabalho docente, pois o fato de que a prática educativa e socialmente determinada, respondendo as exigências e expectativas dos grupos e classes sociais existentes na sociedade, cujos propósitos são antagônicos em relação ao tipo de homem a educar, e às tarefas que este deve desempenhar nas diversas esferas da vida. A prática educativa atua no desenvolvimento individual e social dos indivíduos, proporcionando conhecimentos e experiências acumuladas.
Expressam propósitos definidos os objetivos
educacionais explícitos quanto ao
desenvolvimento das qualidades humanas que todos os indivíduos precisam
adquirir para se capacitarem para as lutas sociais de transformação da
sociedade. Não há prática educativa sem objetivos.
Existem três objetivos para formulação
da Educação:
·
Os valores e ideais na legislação
educacional expressam propósitos das forças políticas.
·
Os conteúdos básicos, produzidos e
elaborados na prática social.
·
As necessidades e expectativas de
formação cultural.
Os
professores que não tomam partido de forma consciente e crítica, ante as
contradições sociais, acabam repassando para a prática profissional valores, ideais,
concepções sobre a sociedade contrárias aos interesses da população. Assim
sendo, os objetivos educacionais são uma exigência indispensável para o
trabalho docente, requerendo um posicionamento ativo do professor em sua
explicitação, seja no planejamento escolar, seja no desenvolvimento das aulas.
Consideramos dois níveis de objetivos
educacionais:
Objetivos
Gerais expressam propósitos mais amplos a cerca do papel da escola e do
ensino, diante das exigências postas pela realidade social e da personalidade
dos alunos. Os Objetivos Gerais definem perspectivas da prática educativa na
sociedade, que serão depois convertidas em objetivos específicos de cada
matéria de ensino, conforme os graus escolares e níveis de idade dos alunos.
Objetivos Específicos determinam
exigências e resultados esperados das atividades dos alunos, referentes a
conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções cuja aquisição e
desenvolvimento, ocorrem no processo de transmissão das matérias de estudo.
O
professor além de vincular os Objetivos Específicos aos Objetivos Gerais deve, também,
seguir às seguintes recomendações:
·
Especificar os conhecimentos, habilidades,
capacidades em situações futuras, na Escola e na prática;
·
Observar uma sequência lógica, formando
uma rede de relações na sua cabeça;
·
Dosar o grau de dificuldade, de modo que
expressem desafios, problemas, questões estimulantes e também visíveis.
Os
conteúdos devem ser instrumentos para alcançar objetivos. Representando o
conjunto de conhecimentos que possibilita aos alunos desenvolver capacidades. O
professor deve selecionar os conteúdos a serem trabalhados em função dos Objetivos
propostos.
Conteúdos
são partes da Matéria Prima e representam Bens Culturais transformados em Bens Pedagógicos,
adaptados e elaborados. É importante selecionar os Bens Culturais formativos
capazes de estimular o aluno. É necessário planejar metodicamente o trabalho
com precisão, evitando a improvisação.
Conteúdos De Ensino
Os
conteúdos são selecionados e ordenados fora da Instituição Escolar, totalmente
externo as práticas pedagógicas, separando o contexto externo do interno, o que
dificulta o conhecimento.
O
currículo deve ser compreendido como algo mais do que conteúdo intelectual, uma
vez que devem ser desenvolvidas no educando habilidades, atitudes, éticas, além de estimular o conhecimento que
por sua vez deve ser articulado com a realidade social vivenciado pelo educando
de modo a desenvolver sua criticidade e maior compreensão da realidade.
Porém,
respeitar a realidade do educando não significa resumir o conhecimento a esse
contexto às concepções e conhecimentos que o professor possui, irão influenciar
e direcionar a transmissão do saber.
O
currículo oculto tem o papel de moldar o cidadão à medida que possui uma
dimensão sociopolítica, sendo desse modo o responsável muitas vezes pelo
fracasso escolar.
O
discurso a respeito do currículo deve considerar a realidade do professor de
modo que ajuste teoria à prática, assim sendo, boas ideias devem ser refletidas
e analisadas adequando-as.
O
currículo não deve ser visto como uma lista de conteúdos a serem seguidos
trabalhados, mas sim, como concepção de sujeito que se deseja formar. Assim
sendo, não existe uma concepção de currículo, uma vez que ele pode assumir
diversas formas.
Procedimentos De Ensino- Aprendizagem
O
objetivo sobre a escolha dos procedimentos de ensino e organização das
experiências de aprendizagem é refletir sobre a importância da utilização das
estratégias de ensino para a construção de uma aprendizagem significativa.
A
função dos procedimentos de ensino-aprendizagem usados pelo professor é
facilitar o processo de reconstrução do conhecimento por parte do aluno. Esses
procedimentos de ensino devem contribuir para que o aluno mobilize seus
esquemas operatórios do pensamento e participe ativamente das experiências de
aprendizagem.
O
método de ensino é um procedimento didático caracterizado por certas fases e
operações para alcançar um objetivo previsto. É o conjunto organizado de
procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem do aluno.
Ao
escolher um procedimento de ensino, o professor deve considerar como critério
de seleção os seguintes aspectos básicos:
a-
Adequação aos objetivos estabelecidos
para o ensino e a aprendizagem;
b-
A natureza do conteúdo a serem ensinados
e o tipo de aprendizagem a efetivar-se;
c-
As características dos alunos;
d-
As condições físicas e os tempos
disponíveis;
Os
métodos de ensino são classificados em: Métodos Verbais, Métodos Ativos e Métodos
Intuitivos e Audiovisuais. Os Métodos Ativos subdividem-se em: Individualizados, Socializados e Socioindividualizados.
O
professor deve variar os procedimentos didáticos, deve favorecer a compreensão,
a assimilação, e a construção do conhecimento por parte do aluno. Deve estar
atento para oferecer aos alunos situações que lhe permita comparar, estabelecer
relações, classificar e ordenar.
O
Método Expositivo é um dos procedimentos didáticos mais antigos tradicionais. A
Aula Expositiva tem sido realizada com mais frequência, em sua forma aberta e
dialogada.
No
estudo dirigido, o aluno estuda um conteúdo tendo por base um roteiro formulado
pelo professor. O Método Montessori, baseia-se uma concepção vital de homem e
de mundo. Fundamenta-se nos princípios de liberdade, atividade, vitalidade e
individualidade.
Durante o processo de ensino-aprendizagem,
dá-se a interação entre o instrutor/ educador e participante/ educando, gerando
a transformação de ambos. Isto ocorre porque a interação possibilita uma troca.
Ressalta-se que o processo de ensino
compõe-se dos objetivos, conteúdos, técnicas
e condições que se estabelecem nos planos instrucionais elaborados.
Ensinar, portanto, é o ato de facilitar
a aprendizagem e, para que haja realmente a facilitação da aprendizagem, é
necessário que o instrutor:
Saiba que sua atividade é eminentemente
social e que sua ação influi sobre os acontecimentos em curso no seu meio,
busque permanentemente o aperfeiçoamento e a atualização de conhecimento técnico-científico
e pratique a metodologia mais adequada ao processo educativo, proceda à análise
de sua própria realidade pessoal e examine com alto-consciência crítica sua
conduta e seu desempenho.
Saiba que no processo ensino
aprendizagem é um processo dinâmico e complexo que consiste em assimilar e
produzir, de forma ativa, conhecimentos e formas. Implica a busca de
informações, de novas habilidades, a adaptação às mudanças e a modificação de
atitudes e comportamento.
Técnicas
Individualizantes: Oportunizam o trabalho
individualizado, enriquecendo a segurança de posicionamento do participante,
sua independência e capacidade de tomar decisões por si próprias.
Algumas
técnicas individualizantes: Leitura de texto, instrução
programada, pesquisa de um assunto, estudo de caso e demonstração.
Técnicas
Socializantes: Oportunizam a interação como o grupo, favorecem
as habilidades de comunicação, participação, respeito mútuo, integração entre
os membros do grupo e a consciência democrática.
Com relação à técnica Instrucional,
ressalta-se a necessidade de o instrutor: Conhecer todos os passos que a
permeiam, planejando-a; Ser claro ao expor suas intenções para com o uso
daquela técnica; Envolver e motivar a turma.
Avaliação
O ato de avaliar dar-se em três passos
fundamentais: constatar a realidade, qualificar a realidade constatada, tomar
decisão a partir da qualificação efetuada sobre a realidade constada, tendo uma
teoria pedagógica construtiva.
A avaliação escolar é um processo que
tem como objetivo permitir ao professor e a escola acompanhar o desempenho do
aluno. Deve possibilitar o acompanhamento do aluno em seu cotidiano escolar,
ajudando na identificação de seus processos e retrocessos, de suas dificuldades
e facilidades.
A avaliação escolar, permite ao
professor um retorno constante da adequação das atividades realizadas em classe
e do desempenho ao aluno, é de fundamental importância para garantir ao
professor o direcionamento de suas atividades em sala de aula.
O constante contato com o aluno e a
observação direta permite o uso de instrumentos variados para analisar facetas
diferenciadas do desempenho do aluno, favorecendo orientações para a tomada de
decisão. O professor pode usar
ferramentas como: roteiros de observação do caderno, seminários de classe, portfólios,
questionários, bem como a aplicação de testes.
Os modelos de avaliação do processo ensino-aprendizagem
do aluno são inúmeros. Entendemos que o aluno é o ponto mais importante a ser
levado em consideração pelo professor, em um processo de avaliação.
O educador que estiver disposto a dar um
novo encaminhamento para a prática da avaliação escolar deverá estar preocupado
em redefinir ou definir os rumos de sua ação pedagógica, atentando para os
princípios que norteiam esta nova prática, sendo o diálogo uma das primícias
básicas na busca de investigar, problematizar, emancipar e ampliar perspectivas.
Para uma avaliação compatível, o
professor não poderá ficar somente no discurso, deverá diversificar os
instrumentos avaliativos do seu aluno.
A revolução na educação está nas mãos do
educador. Talvez, ele deva fazer uma revolução em seus conceitos, filosofia de
vida e ideologia e, entrar seguro na luta por uma educação que emancipar o
indivíduo e transforme a sociedade.
Relatório Final
Em diversos contextos
de aprendizagem, visamos apresentar reflexões da equipe em uma visita feita no
Instituto Educacional Santo Elias, para observarmos o desenvolvimento dos
alunos com relação o “Quanto Lixo
Produziu”, assim proporcionando aos alunos conhecimentos e curiosidades.
Podemos perceber que os alunos tinham uma
dificuldade imensa em distinguirem a questão seletiva do lixo, e a sua forma
certa de destinação.
A Coleta Seletiva de Lixo é de extrema
importância para a sociedade, tendo como vantagem o Meio Ambiente, uma vez que
diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de Coleta é de extrema
importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Abordamos o reconhecimento natureza e
sociedade, lixo e reciclagem, desenvolvendo suas habilidades senso-motor na
prática e na oralidade, vivenciando a coleta seletiva do lixo, levando as
crianças a entender como lidar com o lixo no dia-dia.
Introduzimos juntos com as crianças a
separação dos lixos, estabelecendo cores e formas para cada resíduo.
A abordagem que fizemos no contexto de
introduzir o Quanto Lixo Produziu, nos trás à tona a Sustentabilidade, pois é
importante para que as crianças possam refletir um pouco mais sobre a produção
de lixo e para onde se destina as toneladas diárias de resíduos.
As crianças devem entender a importância
da sustentabilidade e de pequenas atitudes para preservar a natureza de forma
criativa e contextualizada, levando-as a conscientização de que qualquer ser
humano é um produtor de lixo. Perceberam a quantidade de lixo que sua família
pode produzir, assim ampliando seus horizontes sobre o mundo que os cercam,
proporcionando aos alunos conhecimentos, curiosidades e acima de tudo um
aprendizado eficiente.
A educação sendo uma atividade humana se
realiza em função de propósitos e metas. No processo pedagógico, a atuação de
educadores e educando estão voltadas para a consecução de objetivos.
O professor consciencioso, quando entra
numa sala de aula e ao iniciar seu trabalho, ele já tem em mente, ainda que de
maneira implícita os objetivos a serem atingidos. Ele sabe que, se desenvolver
um trabalho sem ter um alvo definido, corre o risco de fracassar.
Portanto, a formulação explícita dos
objetivos educacionais dá segurança ao educador, pois orienta sua atenção
pedagógica, ajudando-o na seleção dos meios adequados para realizar o seu trabalho.
A concepção temista da educação enfatiza
o papel do especialista de educação como planejador, e do professor como
elemento que iria operacionalizar esse planejamento.
Deve haver uma unidade e coerência entre
as duas fases do planejamento e execução do trabalho didático, deve haver uma
harmonia e adequação entre a definição de objetivos, a seleção de conteúdos, a
escolha de procedimentos de ensino e a determinação das formas de avaliação.
A linguagem usada para expressar um
objetivo específico deve ser clara e precisa. Um objetivo bem definido torna
mais fácil a tarefa do professor de selecionar as atividades docentes e
discentes e de estabelecer os procedimentos mais adequados para a concretização
do processo ensino-aprendizagem.
Os objetivos gerais são amplos, são
úteis no delineamento essencial de um curso e têm o seu valor como objetivos a
serem atingidos à longo prazo no final do processo educativo.
Os conteúdos devem ser instrumentos para
alcançar objetivos, sendo o conjunto de conhecimentos que possibilita
desenvolver a capacidade dos alunos.
Conteúdos são partes da Matéria Prima e
representam Bens Culturais transformados em Bens Pedagógicos, adaptados e
elaborados.
O currículo deve ser compreendido como
algo mais do que intelectual, devem ser desenvolvidas Habilidades, Atitudes,
Éticas, além de desenvolver sua criticidade e maior compreensão da realidade. O
currículo oculto tem o papel de moldar o cidadão à muitas vezes pelo fracasso escolar.
O currículo não deve ser visto como uma
lista de conteúdos, e sim, como concepção sujeita que se deseja formar, e que
pode assumir diversas formas.
A função dos procedimentos de
ensino-aprendizagem usados pelo professor é operações para alcançar um objetivo
previsto.
O professor deve considerar como
critério de seleção os seguintes aspectos básicos:
·
Adequação aos objetivos estabelecidos
para o ensino e a aprendizagem;
·
A natureza do conteúdo a serem ensinados
e o tipo de aprendizagem a efetivar-se:
·
As características dos alunos:
·
As condições físicas e os tempos
disponíveis.
Os Métodos de Ensino são classificados
em: Métodos Verbais, Métodos Ativos e Métodos Intuitivos e Audiovisuais.
Os Métodos Ativos subdividem-se em
Individualizados, Socializados e Socioindividualizados.
O Método Expositivo é um dos
procedimentos didáticos mais antigos tradicionais. No estudo dirigido, o aluno
estuda um conteúdo tendo por base um roteiro formulado pelo professor.
O Método Montessori, baseia-se uma
concepção vital de homem e de mundo. Fundamenta-se nos princípios de liberdade,
atividade, vitalidade e individualidade.
Ressalta-se que o processo de ensino
compõe-se dos objetivos, conteúdos, técnicas e condições que se estabelecem nos
planos instrucionais elaborados.
Ensinar é o ato de facilitar a
aprendizagem. É necessário que o instrutor saiba que sua atividade é
eminentemente social e que no processo ensino aprendizagem é um processo
dinâmico e complexo que consiste em assimilar e produzir, de forma ativa,
conhecimentos e formas.
Técnicas Individualizantes: Oportunizam
o trabalho individualizado, sendo a leitura de texto, instrução programada,
pesquisa de um assunto, estudo de caso e demonstração.
Técnicas Socializantes: Oportunizam a
interação como os membros do grupo.
Com relação à técnica Instrucional,
ressalta-se a necessidade de o instrutor, ser claro e expor suas intenções para
envolver e motivar a turma.
Dentro de uma concepção pedagógica mais
moderna, baseada na Psicologia Genética, a educação é concebida como a vivência
de experiências múltiplas e variadas tendo em vista o desenvolvimento motor,
cognitivo, afetivo e social do educando.
Educar é formar e aprender é construir o
próprio saber, a avaliação possui dimensões mais abrangentes. Ela não se resume
em apenas atribuir notas.
A educação renovada não mudou apenas os
métodos de ensino, que se tornaram ativos, mas influem também sobre a concepção
de avaliação.
O conceito de avaliação está ligado a
uma concepção pedagógica mais ampla, uma visão de educação.
O professor responsável, seguro de seu
trabalho docente que ensina as atividades de aprendizagem dos alunos,
colaborando com eles na aquisição de conhecimentos, ele faz a avaliação como
uma forma de diagnóstico dos avanços e dificuldades dos alunos e como indicador
para o replanejamento de seu trabalho docente. Com isso, a avaliação ajuda o
aluno a progredir na aprendizagem, e o professor a aperfeiçoar sua prática
pedagógica.
A avaliação em termos gerais é um
processo de coleta e análise de dados, para analisar se os objetivos propostos
foram alcançados.
A avaliação da aprendizagem do aluno
está ligada à avaliação do trabalho do professor. Ao avaliar o que o aluno
aprendeu, o professor está avaliando o que ele conseguiu ensinar. Ao avaliar os
avanços e as dificuldades dos alunos na aprendizagem, o professor colhe
indicações de como deve prosseguir e orientar a sua prática pedagógica,
buscando melhorar. É por isso que a avaliação contribui para a melhoria da
qualidade de aprendizagem e do ensino.
Muito profissional da área da educação
tem visto a avaliação como um instrumento de medir e avaliar a aprendizagem dos
alunos.
Atualmente, os testes são empregados em
larga escala na educação. Os professores devem ter muito cuidado na utilização
deste recurso, pois nem todos os resultados do ensino podem ser medidos através
dos testes.
A solução das técnicas e dos
instrumentos de avaliação deve ser realizada durante o processo de planejamento
de ensino, para que haja melhor adequação dos recursos de avaliação, aos objetivos
previstos, aos conteúdos estabelecidos e as atividades propostas para o
ensino-aprendizagem.
A prática da auto-avaliação cria
condições para que o aluno tenha participação mais ampla e ativa no processo de
aprendizagem, porque ele tem oportunidade de analisar seu progresso nos
estudos, bem como as atividades e o comportamento diante do professor e dos
colegas.
A prova oral tem como função principal:
avaliar conhecimentos e habilidades de expressão oral. Por isso é recomendada
no ensino de línguas. É utilizada no ensino de línguas estrangeiras, para
verificar a pronúncia, a construção correta da frase e a fluência do
vocabulário.
Para avaliar as várias dimensões do
comportamento do aluno, é necessário o uso conjunto de várias técnicas e
instrumento de avaliação, que devem ser selecionados tendo em vista os
objetivos propostos.
A avaliação efetiva dará durante o
processo nas relações dinâmico de sala de aula, que orientam as tomadas de
decisões frequentes, relacionadas ao tratamento de conteúdo e a melhor forma de
compreensão e produção do conhecimento pelo aluno.
Considerações Finais
Neste trabalho, propusemo-nos a elaborar
um plano de aula, onde abordaremos o
Quanto Lixo Produziu!
Trabalhando o reconhecimento natureza e sociedade, lixo e reciclagem, fazendo
com que as crianças desenvolvam suas habilidades.
Neste plano de aula procuramos
compreender as especificidades da racionalização de diferentes tipos de lixos,
com o objetivo de especificar os recipientes para cada resíduo, compreendemos
que através dessa demonstração houve um aprendizado maior, como os danos
ecológicos que são irreparáveis ao Meio Ambiente.
Nosso papel é pressionar nossos
municípios a criar programas de COLETAS SELETIVAS e a promover e incentivar as
indústrias de reciclagem.
Percebemos que o plano de aula é
indispensável à prática docente. É através dele que nós educadores evitaremos a
improvisação e conseguimos ter uma melhor avaliação do nosso trabalho,
desenvolvendo um olhar mais amplo no que está funcionando em sala e o que
precisa de modificação, assim alcançaremos um melhor resultado.
A partir daí, o plano de aula se torna
um aprendizado não só para o aluno como também para o professor.
O professor que transmite credibilidade
facilita a comunicação com os alunos e a disposição para aprender.
Podemos dizer que hoje é preciso que
tanto os educadores, quanto os educandos compreendam a importância da
sustentabilidade, fazendo com que reflitam um pouco mais sobre a produção do
lixo, e valorizando o mundo em que vivemos como forma de reflexão e
coletividade.
Fazendo com que as crianças dêem a
devida importância da sustentabilidade e de pequenas atitudes para preservar a
natureza, de forma criativa, trabalhando a interdisciplinaridade.
Referências Bibliográficas
Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo, Ática, 1988.
Bordenave, J.D & Pereira, A.M. Estratégias de ensino-
aprendizagem . Petrópolis, Vozes, 1986.
Curso de Didática Geral- Regina Célia C. Haydt – Editora Ática
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